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Indice de estações
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Água Branca
Paquevira
Água Vermelha
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Saída do ramal de Garanhuns: Canhotinho
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sul de Pernambuco
(1894-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PAQUEVIRA
(antiga GLICÉRIO)
Município de Canhotinho, PE |
Linha Sul - km 214 (1960) |
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PE-3090 |
Altitude: 529 m |
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Inauguração: 13.05.1894 |
Uso atual: em pé; aparentemente abandonada
(2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
ou Recife-Maceió, é uma junção de três
ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858
e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul
de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta
em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas
Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda
Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz
a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa
inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903,
a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira,
em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União
encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária
do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da
RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paquevira foi inaugurada em 1894. Foi aberta, aparentemente,
para ser o entroncamento da E. F. Sul de Pernambuco, que no mesmo
ano ligou a antiga E. F. Recife ao São Francisco à E.
F. Central de Alagoas.
Os jornais informaram a data de inauguração da E. F. Paquevira (ver caixa de 1894, abaixo) como tendo sido 15 de maio, diferente de outra fonte que cita 13 de maio do mesmo ano.
Durante algum tempo, não determinado exatamente, chamou-se Glicerio.
Com tudo isto, o trecho de Paquevira a Garanhuns tornou-se
um pequeno ramal que jamais foi prolongado, e Paquevira ficava
no ponto de bifurcação das linhas.
Em 1901 foi tudo
unido sob a Great Western do Brasil.
Como escreveu Jorge de Lima
no seu livro Colunga, de 1943: "As estaçõezinhas vinham
vindo ligeiras aos olhos de Lula. (...) Lula achava um encanto novíssimo
nas casinhas das margens, na população esperando esse trem do domingo:
caboclos, caixeiros, meninas namoradeiras, cegos cantando, aleijados,
feridentos com úlceras cheias de moscas, expondo as moléstias aos
passageiros para arranjar esmolas. (...) depois de Catende tem Colônia,
tem Jaqueira, tem Periperi, tem Maraial, tem Florestal, tem São Benedito,
tem Quipapá, Glicério! O trem vai beber água; meia hora de parada
para se comer no hotelzinho, tomar-se água fria a tostão o copo".
Sim, ali em certas épocas era ponto de parada para refeição.
A estação de Paquevira ainda estava de pé
em 2014, em mau estado e sem uso determinado. Se notarmos as fotos,
veremos que em 2014 as fotos da estação são diferentes
da de 1904 e 1977. Não sei explicar o porquê, mas dá
a impressão que alguém, ocupando o prédio, construiu
um telhado de duas águas, mantendo apenas a frente para a plataforma
igual ao que era. Notar a rachadura entre a parede e a cumeeira lateral,
que pode ser consequência de uma emenda mal feita.
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1894
AO LADO: Inauguração da ferrovia ligando PE a AL em 15 de maio ((O Estado de S. Paulo, 23/2/1894). |
ACIMA: Estação de Paquevira, provavelmente anos 1980 (Autor desconhecido).
(Fontes: Gleidson Lins; Flávio Cavalcanti;
Eduardo Viana; Claudio Vitoriano; VEJA, 1977; Jorge de Lima: Colunga,
1943; Guia das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 1904. Era diferente
da atual de Paquevira. Acervo Flávio Cavalcanti |
A estação em seu prédio original em 1977,
logo após a desativação dos trens de passageiros
na linha. VEJA, 23/3/1977 |
Casa da vila ferroviária em Paquevira, em 2005. Foto
Eduardo Viana |
Estação de Paquevira, em 2005. Foto Eduardo Viana
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Estação de Paquevira, em 2005. Foto Eduardo Viana
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A estação em 2007. Foto Claudio Vitoriano |
A estação de Paquevira. Foto Gleidson Lins em
12/10/2014 |
A estação de Paquevira. Foto Gleidson Lins em
12/10/2014 |
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Atualização:
26.02.2021
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