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Indice de estações
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Paquevira
Canhotinho
Angelim
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R. de Garanhuns (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Recife ao
São Francisco (1885-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1971) |
CANHOTINHO
Município de Canhotinho, PE |
Ramal de Garanhuns - km 228 (1960) |
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PE-3804 |
Altitude: 492 m |
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Inauguração: 15.01.1885 |
Uso atual: fechada (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Garanhuns foi aberto em 1887 como trecho final da ferrovia vinda de
Recife. Com a construção da E. F. Sul de Pernambuco,
ligando a estação de Paquevira a Alagoas, em 1894, o
trecho até Garanhuns transformou-se num ramal, extinto em 1971. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Canhotinho foi inaugurada em 1885 como ponta da linha que
vinha do Recife, permanecendo nessa condição
por 2 anos e meio, quando a ferrovia foi prolongada até Garanhuns.
A localidade, existente desde meados do século 19, tinha o
nome devido aos irmãos Canhoto (que moravam "para
as bandas do Lajeiro e da serra dos Bois") e Canhotinho,
o mais baixo dos irmãos e que morava próximo aonde mais
tarde se construiu a estação, no final da Rua da
Estação.
"Localizada a 60 quilômetros a
leste de Garanhuns, Canhotinho só começara a prosperar após a chegada
da ferrovia Sul de Pernambuco, em 2 de outubro de 1885. Nesse dia,
registrou o reverendo Cícero Siqueira, a população da cidade foi despertada
pelo sibilo da primeira máquina de trem, ainda à espera do assentamento
dos últimos trilhos até a estação ferroviária, de há muito construída
à espera dos mesmos. O trabalho terminaria naquela mesma tarde, sendo
a estação formalmente inaugurada. Chegara o trem. Chegara o “progresso”. Houve festa, regozijo, espocr de rojões e foguetório. As pessoas
da pequena freguesia de São Sebastião de Canhotinho, no entanto, dificilmente
compreenderiam o verdadeiro impacto desse evento na futura existência
de sua diminuta vila. As terras em toda a região, dominadas por um
pequeno grupo de coronéis, já produziam algumas colheitas de consumo
local – feijão, milho, macaxeira, mandioca, rapadura, leite, queijo
e manteiga. A chegada da ferrovia, no entanto, daria condições para
a produção de outros produtos agrícolas, para serem exportados, incrementando
grandemente a economia local. Logo após o evento da chegada da ferrovia,
as terras onde já se havia iniciado a plantação de produtos de “exportação”,
como o algodão, começaram também a produzir tabaco e cana de açúcar.
Em breve haveria 47 engenhos na localidade, apenas três dos quais
produziam rapadura. O restante dedicava-se à produção do açúcar mascavo,
para ser enviado ao Recife e às usinas beneficiadoras. A cidade chegou
a ser até um centro de exportação de orquídeas para os Estados Unidos
da América, como veremos adiante. Esse foi o começo de um período
de quase 75 anos de prosperidade. A vila tomou foros de cidade. Tornou-se,
também, um centro para a exportação dos produtos de todos os municípios
vizinhos. (...) A chegada do primeiro evangélico em Canhotinho, foi
típica daquela época. Este foi o já mencionado vendedor de Bíblias
Antônio Vera Cruz, humilde ajudante do Dr. Butler em Garanhuns. Vera
Cruz vendia Bíblias, Novo Testamentos e panfletos evangélicos nas
cidades ao longo da ferrovia Sul de Pernambuco. Em um desses périplos,
a caminho de Canhotinho, onde nunca estivera antes, Vera Cruz teve
a má sorte de viajar no mesmo trem com vigário local. Este, reconhecendo-o,
resolveu impedir suas vendas de Bíblias naquela cidade. O vigário
então chamou o povaréu, que sempre ia à estação esperar o trem – o
grande divertimento diário local - para colocar Vera Cruz de volta
no comboio, e despachá-lo para outros lugares. Como Vera Cruz se recusara
a obedecer, o povo passou a atacá-lo fisicamente. A barulheira era
tanta que o Coronel Manoel Caetano Vidal – dono de terras e político
local - naquela hora trotando seu cavalo a caminho da estação ferroviária,
apressou o animal para ver do que se tratava. Ao chegar lá, perguntou
o que ocorria, sendo informado de que era um “bode nova-seita”, sendo
surrado para ir embora" (Canhotinho: Dr. Butler e Seus
Amigos - site www.geocities.com/davidgueiros).
Mais tarde a linha
de Paquevira a Garanhuns foi transformada em ramal,
com a abertura da E. F. Sul de Pernambuco, a partir de Paquevira.
Em 2022 ainda estava bem conservada externamente, mas fechada, sem
uso.
ACIMA: A linha passa pelo município de Canhotinho,
em mapa do final dos anos 1950 (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol IV, 1958).
(Fontes: Rodrigo Henrique; Gleidson Lins; Flavio Cavalcanti; www.geocities.com/davidgueiros;
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volumes
IV e XVIII, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
29.01.2022
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