|
|
E. F. Conde D'Eu
(1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PAU-FERRO
Município de Gurinhém, PB |
Linha Norte - km 219 (1960) |
|
PB-4567 |
Altitude: 91 m |
|
Inauguração: 07.09.1883 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pau-ferro foi inaugurada em agosto de 1883, como estação de 4ª classe no primeiro trecho aberto
pela E. F. Conde D'Eu (veja caixa abaixo, de 1883).
A estação foi desativada pela
RFFSA antes de 1980. A estação seguia a mesma linha arquitetônica das estações da época
do ramal Paula Cavalcanti - Guarabira, portanto similar à antiga
estação de Guarabira, Mari e Sapé.
"Ao chegar lá em 2021, encontrei os trilhos, um espaço que lembrava muito um pátio, porém nenhum sinal de algo que lembrasse uma plataforma.
Parei o carro do lado de um senhor e o questionei sobre a localização da estação, ele falou que já havia sido demolida há muito tempo e ficava próxima a uma quadra poliesportiva um pouco mais á frente. Fui lá e não encontrei plataforma alguma, apenas uns tijolos que podem ter servido como piso da ex-estação.
Na entrada da estrada que leva ao povoado há uma curiosidade placa indicando: "Pau-ferro da estação". Provavelmente a estação atendia a todos os moradores daquela localidade rural. Ainda hoje a estrada que leva ao povoado é péssima mesmo estando seca e deve ficar intransitável quando chove. Fico imaginando o perrengue que passavam as pessoas de décadas atrás para conseguir tomar um trem" (Rodrigo Henrique, 13/9/2021).
Na foto ao pé da página
encontra-se o Sr. Dão (João Maria de Araújo), antigo telegrafista
e chefe da estação de Pau-Ferro (hoje um distrito de Gurinhém), em frente à
antiga estação nos anos 1950.
|
1883
AO LADO: Inauguração do trecho e da estação de Pau-ferro (A Provincia de S. Paulo,, 11/09/1883). |
ACIMA: Sede do distrito de Pau-Ferro, na Paraíba e situado no limite norte do município de Guranhem. Onde estariam a linha férrea e a antiga estação? (Foto
Jorge Hirata).
ACIMA: A placa que Rodirgo Henrique achou e fotografou em 2021.
ACIMA: O local da plataforma que Rodirgo Henrique achou e fotografou em 2021.
(Fontes: Rodrigo Henrique; Jônatas Rodrigues; http://joseliocarneiro.blogspot.com;
Jônatas Rodrigues Pereira: Estações Ferroviária da Paraíba - Auge
e Decadência, 2009; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo
das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84) |
|
|
|
A estação de Pau-ferro nos anos 1950.
http://joseliocarneiro.blogspot.com; Acervo Jonatas Rodrigues
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.09.2021
|
|