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E. F. Conde D'Eu
(1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
MULUNGU (antiga CAMARAZAL)
Município de Mulungu, PB |
Linha Norte - km 229 (1960) |
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PB-3548 |
Altitude: 88 m |
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Inauguração: 07.09.1883 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Mulungu foi inaugurada em 1883, pela companhia inglesa Conde
D'Eu Railway Company Limited. A linha consistia no primeiro ramal
construído na Paraíba. O município de Mulungu, que na época era parte do município de Independência, atual Guarabira, foi
escolhido como ponta de linha desta primeira etapa do ramal, que ligava
a capital a essa vila.
A partir de Mulungu o ramal seguiu em
duas direções, uma para a cidade de Guarabira (1884) ao norte,
e a outra para a cidade de Alagoa Grande (1901), ao
oeste. A partir de Guarabira o ramal se uniu com a linha Natal-Nova
Cruz, no Rio Grande do Norte, unindo assim através da desta ferrovia
os dois estados vizinhos, isto acontecendo em 1904.
A estação ferroviária
de Mulungu, depois de se chamar Camarazal por algum
tempo nos anos 1950 e 1960, foi desativada em 9/7/1979 pela RFFSA,
e desde 1999 não passa trem de carga algum pela cidade.
A estação
já foi demolida há um bom tempo. Não há
nada em seu lugar, apenas mato.
Também não consegui fotos dela.
1883
AO LADO: As obras da ferrovia já estavam estavam em Mulungu em fevereiro de 1883 (A Provincia de S. Paulo, 24/02/1883). |
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1883
AO LADO: Em setembro, a ferrovia foi inaugurada até Mulungu (A Provincia de S. Paulo, 11/09/1883). |
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ACIMA: Grande enchente em 1936 parou a ferrovia paraibana. Pelo menos nestas quatro cidades houve inundações - CLIQUE SOBRE O TEXTO ACIMA PARA OBTER A REPORTAGEM INTEIRA (Correio do Estado, 3/7/1936).
ACIMA: Ponte sobre o Rio Mamanguape em Mulungu,
que fica a 300 metros da saída desta cidade no sentido da estação
de Antonio Guedes. A ponte foi construída em 1883. Com estrutura metálica,
tem cerca de 70 metros de comprimento (Foto Jonatas Rodrigues, 2008).
ACIMA: ruínas da antiga usina de beneficiamento de algodão da Soares,
Oliveira e Cia, que fica ao lado da ferrovia, próxima à antiga
estação, (Foto Jonatas Rodrigues, 2013).
(Fontes: Jônatas Rodrigues; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
09.08.2021
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