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Rede
Ferroviária do Nordeste (1958-1975)
RFFSA (1975-1997) |
ENGENHEIRO
BENÉVOLO Município
de Olivedos, PB |
Ramal de
Campina Grande - km 276 (1960) |
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PB-3617 |
Altitude: |
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Inauguração: 1958 |
Uso atual: em ruínas (2021) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de
Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de
1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great
Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina
Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926,
a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade
de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato,
no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De
Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos
(1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria
entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha
que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará
ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados,
em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e
dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Benévolo foi inaugurada
em 1958 na linha aberta nesse ano ligando Patos a Campina
Grande.
Em 2021, a estação era somente ruínas.
(Fontes: Jônatas Rodrigues; Guias Levi, 1932-84;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação Eng. Benevolo em 28/7/2021. Foto Jonatas Rodrigues |
A estação Eng. Benevolo em 28/7/2021. Foto Jonatas Rodrigues |
A estação Eng. Benevolo em 28/7/2021. Foto Jonatas Rodrigues |
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Atualização:
01.09.2021
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