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Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
CAIÇARA
Município de Caiçara, PB |
Linha Norte - km 284 (1960) |
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PB-3670 |
Altitude: 150 m |
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Inauguração: 01.01.1904 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caiçara foi inaugurada em 1904 pela Great Western
do Brasil. Ela se localizava no antigo distrito de Logradouro,
tendo este conseguido sua emancipação política em 1994, levando consigo
a velha estação, batizada com o nome da antiga cidade sede.
Por muitos anos
o município de Caiçara foi um grande produtor e exportador
de sisal, especialmente no período mais próspero desta cultura,
no início da década de 1950. Caiçara dividiu o status de grande
produtor com os municípios de Areia, Bananeiras, Cuité, Guarabira, Pocinhos e Taperoá, sendo estes os
maiores produtores de fibra se sisal na época. Esta produção era quase
todo escoado através da estação, chegando a alcançar até 3 000 toneladas
por anos.
Com a sua
demolição, o nome da estação hoje é
irrelevante. Não existia mais nada, exceto trilhos, no local em 2022.
Não passam trens na estação desde 1999. Já a estação de Caiçara foi oficialmente desativada em 9/7/1979 pela RFFSA.
A estação ferroviária havia sido construída no distrito de Logradouro, distante 3 km da sede municipal de Caiçara. A estação era a última em território paraibano e já na divisa com o Rio Grande do Norte. O distrito só veio a se emancipar em 1994 tornando-se municipio desde então.
ACIMA: Outra vista da pequena cidade em 2021, num trecho onde os trilhos se mantinham (Foto Geraldo Langovsky em 2021).
ACIMA: Outra vista da pequena cidade em janeiro de 2022 (Foto João Sêneca em 1/1/2022).
(Fontes:João Seneca; João Batista dos Santos; Jônatas
Rodrigues; Guias Levi, 1932-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960) |
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A estação de Caiçara (à direita, na foto)
em 1976.
Cessão João Batista dos Santos
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Atualização:
15.12.2022
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