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Rosário
Monte Azul
Marcondésia
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ram. Nova Granada-1950
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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Cia. E. F. São
Paulo-Goiaz (1910-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969) |
MONTE
AZUL
Município de Monte Azul Paulista, SP |
Linha-tronco SPG - km 31,169 |
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SP-2492 |
Altitude: 596 m |
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Inauguração: 05.03.1910 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1917 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910
ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até
Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam
dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
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A ESTAÇÃO: Descendo na estação
ferroviária de Bebedouro, vinham os primeiros habitantes
de Monte Azul para a vila nos troleis de Jacob Witzel,
dono da empresa dos carrinhos puxados por tração animal.
Em 1908, o coronel João Baptista de Oliveira Cardoso iniciou
um movimento junto à população e autoridades para fazer chegar a
ferrovia até a cidade. Esse movimento ganhou força e finalmente
em 06/04/1909 começou a abertura dos locais por onde passariam os
trilhos entre Bebedouro e Monte Azul.
Para marcar o início das obras foi cortado simbolicamente o primeiro
galho de árvore por Joaquim da Costa Penha. O trabalho de
"picada", ou seja, o de abertura dos locais para
o assentamento dos trilhos, terminou no dia 20/07/1909. Em 22 de
outubro, o jornal O Estado de S. Paulo anunciava o início
da construção da estação e que doze
quilômetros de trilhos já estavam assentados. Menos
de três meses depois, a linha da CEFSPG chegou à
cidade em 04/01/1910.
No dia 5 de março, menos de um ano após o início da obra, o primeiro
trem chegou à cidade. Porém, nem tudo foi euforia com relação
à estrada de ferro. Houve protestos de grande parte da população
que não concordava com a passagem dos trilhos no meio da cidade;
queriam-nos, eles e a estação, fora dela. Numa das
fotos abaixo, que mostra a parte central da fachada da estação,
a data no frontispício parece indicar 1917 como data da construção
do prédio, o que mostra que existia ali antes alguma estação
provisória.
Os relatórios da Cia. Paulista - que comprou a E. F. São
Paulo-Goiaz, sucessora da original, em 1950 - dos anos 1950
dão a inauguração da estação como tendo sido no mês de março de
1911, um ano após o citado mais acima, que me parece mais
confiável, visto ter como fonte jornais da época,
enquanto a Paulista herdou informações da extinta
Cia. E. F. São Paulo-Goiaz.
Porém, quando a ferrovia foi desativada, em 1968, a retirada dos
trilhos provocou protestos da população. Os trilhos teriam sido
retirados dias após a desativação, e, não muito tempo depois, a
Prefeitura demoliu a estação, sendo que em seu lugar foi construída
uma indústria.
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1914
AO LADO: De O Estado de S. Paulo, 1/2/1914.
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ACIMA: Problemas na estação de Monte Azul em
1917 (O Estado de S. Paulo, 18/9/1917).
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1926
AO LADO: Descarrilamento com morte em Monte Azul (O Estado
de S. Paulo, 17/9/1926).
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ACIMA: Na plataforma da estação em 1940 (Revista SPR, janeiro de 1941).
ACIMA: Acidente entre o trem da São
Paulo-Goiaz e o ônibus-jardineira que seguia para Olímpia,
no km 33 da ferrovia, dois quilômetros após a estação
de Monte Azul, em 1948 (Folha da Manhã, 13/10/1948).
ACIMA: No pátio da estação de Monte Azul, uma caixa dagua em forma de barco (Cessão: Nilson Rodrigues. Talvez anos 1940).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; João Francisco Massoneto: Monte Azul Paulista-100 Anos; Folha
da Manhã, 1948; O Estado de S. Paulo, 1909, 1914, 1917 e 1926;
Revista SPR: suplemento especial sobre a SPG, 1941; Cia. E. F. S.
Paulo-Goiaz: relatórios anuais, 1914-48; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1948-1969; IGG, 1945; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação, sem data, no final da avenida central
na foto. Foto do livro Monte Azul Paulista-100 Anos,
de J. F. Massoneto |
Fachada da estação em 1941, em "foto-colagem".
Foto Revista
SPR, suplemento especial sobre a SPG, 1941 |
Auto de linha na estação de Monte Azul, anos 1940.
Foto Revista
SPR, suplemento
especial sobre a SPG, 1941 |
A estação de Monte Azul supostamente em 1960. Foto do livro
Monte Azul Paulista-100 Anos, de J. F. Massoneto |
Pessoas na plataforma da estação, no dia da partida
do último trem (2/1/1969). Foto do livro Monte Azul
Paulista-100 Anos, de J. F. Massoneto |
Carro da última composição a deixar a cidade
(2/1/1969). Foto do livro Monte Azul Paulista-100 Anos,
de J. F. Massoneto |
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Atualização:
03.02.2020
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