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Bebedouro-tronco CP
Miragem
Botafogo
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ran. Nova Granada-1950
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. E. F. São
Paulo-Goiaz (c.1910-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969) |
MIRAGEM
Município de Bebedouro, SP |
Ramal de Nova Granada - km 6,786 |
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SP-2340 |
Altitude: 596,500 m |
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Inauguração: 03.1911 |
Uso atual: demolida (1973) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910
ou 1911, dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até
Goiás, partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam
dessa estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Miragem, também chamada a partir dos anos 1950 de Miragem
de São Paulo, foi inaugurada em 1911, no primeiro trecho aberto
pela São Paulo-Goiaz.
A partir de 1950, com a aquisição da ferrovia pela Companhia Paulista,
passou a fazer parte do ramal de Nova Granada, onde funcionou
até ser desativada no início de 1969, e ter os trilhos retirados logo
depois.
"Por mais que tentamos, não conseguimos precisar o local desta
antiga estação. Conversamos com motoristas de táxi e outros senhores
que proseavam na praça de Bebedouro naquela manhã de feriado preguiçoso,
e instauramos a polêmica. Estaria ela no Horto? Ou na fazenda do Cutrale
? De consenso, apenas a lembrança que Miragem já não existe mais.
Cumpriu o seu destino e transformou-se numa miragem mesmo"
(Douglas Razaboni, 04/2003).
Ela estava na fazenda da Cutrale e foi demolida no já distante
ano de 1973, segundo um morador de Bebedouro.
(Fontes: Celso de Britto; Douglas Razaboni;
Cia. São Paulo-Goiaz: relatórios anuais, 1910-18; Cia.
Paulista: relatórios oficiais, 1949-69; IGG-SP, 1945; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Miragem, anos 1950. Cessão Celso
de Britto |
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Atualização:
10.11.2017
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