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Miragem
Botafogo
Atalaia
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ram. Nova Granada-1950
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. E. F. São
Paulo-Goiaz (1911-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969) |
BOTAFOGO
Município de Bebedouro, SP |
Ramal de Nova Granada - 14,679 |
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SP-1043 |
Altitude: 596,500 m |
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Inauguração: 03.1911 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A Companhia
Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911,
dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás,
partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa
estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Botafogo foi inaugurada em 1911, no primeiro trecho aberto
pela São Paulo-Goiaz.
A partir de 1950, com a aquisição da ferrovia
pela Companhia Paulista, passou a fazer parte do ramal de Nova
Granada, onde funcionou até ser desativada no início de 1969
e ter os trilhos retirados logo depois.
Hoje Botafogo é um
bairro afastado de Bebedouro, não muito grande e com uma praça
central arborizada que fica onde ficava o pátio da estação, demolida
há tempos. Apenas sobraram três ou quatro casas na saída do bairro,
na estrada de terra que hoje substitui o antigo leito da ferrovia.
As casas já estão bastante descaracterizadas e são utilizadas como
moradia.
ACIMA: Em meados dos anos 1960, meninas posam em frente a uma passagem de nível da ferrovia em Botafogo (Autor desconhecidos),
ACIMA: Crianças sentam-se sobre o local da antiga estação nos anos 1970 (Cessão Paulo Roberto Pedrosa)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Douglas
Razaboni; Revista SPR: Suplemento especial, 1941; Cia. São
Paulo-Goiaz: relatórios anuais, 1910-18; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1949-69; IGG-SP, 1945; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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O casarão na vila de Botafogo ainda lembra os tempos
da ferrovia, em 21/04/2003. Foto Douglas Razaboni |
Antigas casas da ferrovia em Botafogo. em 21/04/2003. Foto Douglas
Razaboni |
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Atualização:
05.11.2019
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