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Braz Cubas
Mogi das Cruzes
Estudantes
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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E. F. do Norte (1875-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-) |
MOGI
DAS CRUZES
Município de Mogi das Cruzes, SP |
Ramal de São Paulo - km
450,320 (1928) |
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SP-2347 |
Altitude: 743 m |
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Inauguração: 06.11.1875 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1984 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mogi das Cruzes foi "aberta" em 1875, numa cidade que já existia
desde o século XVI. Na verdade, a estação somente existia na imaginação de quem fez esta primeira viagem: havia apenas em seu lugar um terreno que esperava uma construção. A estação seria construída aberta e mais tarde... quando? (ver caixa abaixo, de 1875).
Em
julho de 1879, já deveria estar construída a estação, fosse ela uma provisória ou não... não era mais apenas um terreno vago.
O prédio que seria construído mais tarde foi aumentado em 1889 (ver caixa abaixo, de 1889).
Em 1918, a estação foi totalmente reconstruída,
segundo informava a Central do Brasil em seu relatório para
esse ano. Nesta época, previa-se a construção de uma linha de bondes ligando à Santa Casa, mas esta linha nunca foi reallizada.
Em 16/09/1929, foi inaugurado um novo prédio, com apenas duas plataformas.
Nessa época, Mogi já era extremidade da linha de subúrbios da Central em São Paulo.
Em 1956, foi ampliada a estação (com uma plataforma estilo da estação
Roosevelt), e reinaugurada em 15/03/1958.
Em 1960, com os trens da extinta Central do Brasil, a cidade não
estava nem um pouco satisfeita com o transporte: "No
setor do transporte coletivo, a Central do Brasil, que conta com cinco
estações dentro do município (em 1960), serve
a um contingente apreciável de operários e estudantes
que fazem o caminho Mogi das Cruzes-São
Paulo, pagando Cr$ 3,00 para viajar nos demorados e malcheirosos carroções
atados a mais de duas dezenas de trens suburbanos diários"
(Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1960, p. 576).
Em 1984 a RFFSA demoliu a estação quando inaugurou o novo prédio (o
atual) em 20 de agosto, com mais três plataformas e ampliação das
duas existentes. Desde 1976, não era mais a ponta da
linha de subúrbios, que segue até Estudantes, aberta neste ano para atender às universidades da cidade.
A estação atende hoje aos trens metropolitanos da CPTM.
Em 2009, discutiu-se a retirada dos trens da CPTM para serem substituídos
por VLTs a partir de Suzano. O absurdo não vingou e, em 2022, o trem continua atendendo à cidade normalmente.
1875
AO LADO: Autorizado tráfego provisório até Mogi das Cruzes(A Provincia de S. Paulo, 15/10/1875). |
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ACIMA: Abertura da linha do Norte até Mogy. Reparar que não são citadas estações intermediarias (A Provincia de S. Paulo, 6/11/1875).
1875
AO LADO: Mogi beneficiar-se-á com a ferrovia (A Provincia de S. Paulo, 6/11/1875). |
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1875
AO LADO: A estação ainda não existia na viagem inaugural. E como foi essa viagem - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 9/11/1875). |
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1875
AO LADO: A estação já possui correio (A Provincia de S. Paulo, 9/11/1875). |
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1875
AO LADO: Preços do bilhete para ir de SP a Mogy (A Provincia de S. Paulo, 13/11/1875). |
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1877
AO LADO: Boi causa descarrilamento rm Mogi (A Provincia de S. Paulo, 9/10/1877). |
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1879
AO LADO: Acidente por descuido de uma senhora (A Provincia de S. Paulo, 28/7/1879). |
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1879
AO LADO: Leitor do joirnal queixa-se do botequim da estação... E, se havia botequim, já existia uma estação em Mogi (A Provincia de S. Paulo, 28/08/1879). |
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1879
AO LADO: ... e o botequim responde à acusação (A Provincia de S. Paulo, 02/09/1879). |
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1879
AO LADO: Descarrilamento em Mogi das Cruzes (quilometragem da época) (A Provincia de S. Paulo, 25/10/1879). |
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1880
AO LADO: O chefe da estação é prestigiado pelos seus usuarios. Há muito mais assinaturas do que as que constam neste recorte (A Provincia de S. Paulo, 28/7/1879). |
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1881
AO LADO: O chefe da estação já era outro em 1881 e havia reclamações contra ele (A Provincia de S. Paulo, 17/11/1881). |
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1889
AO LADO: Aumento na estação de Mogi das Cruzes e construção de três novos carros-salões de primeira classe beneficiará a ferrovia. A estação já tinha um botequim e também já se queixavam do seu atendimento (A Provincia de S. Paulo, 29/8/1889). |
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1893
AO LADO: Vão construir um bar na estação (O Estado de S. Paulo, 18/3/1893). |
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1897
AO LADO: A cidade pedia trens de suburbios - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO COMPLETO (O Estado de S. Paulo, Paulistano, 18/5/1897). |
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1897
AO LADO: Roubo na estação (O Estado de S. Paulo, , 30/6/1897). |
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1900
AO LADO: Acomodações para imigrantes na estação serão demolidas (O Estado de S. Paulo, , 28/02/1900). |
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sem data
AO LADO: Uma das versões da estação de Mogi das Cruzes. (Autor desconhecido). |
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1913
AO LADO: Mudança (baixa) no preço dos suburbios
para Mogy (Correio Paulistano, 4/7/1913).
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1917
AO LADO: Preços dos suburbios
para Mogy das Cruzes continua sendo afetado pelos impostos - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O ARTIGO INTEIRO - (O Estado de São Paulo, 3/1/1917). |
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1917
AO LADO: Trens cargueiros atrapalham o embarque nos trens de passageiros na estação (O Estado de São Paulo, 31/01/1917). |
1925
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 9/5/1925)
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)
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1925
AO LADO: Outro
acidente na estação (O Estado de S. Paulo, 24/6/1925).
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)
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1925
AO LADO: Mais
iluminação na estação. Pena que
o final da reportagem está ilegível (O Estado
de S. Paulo, 2/10/1925).
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ACIMA: Terrenos próximo às
estações vendiam. Como em diversas outras cidades e
estações, a proximidade da ferrovia era um alento a
quem precisava trabalhar em São Paulo, como no caso da estação
central de Mogi das Cruzes em 1928 (Folha da Manhã,
4/3/1928).
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1931
AO LADO: Elogios a chefe de estação (O
Estado de S. Paulo, 28/1/1931).
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1934
AO LADO: Novos horarios dos trens para São Paulo (O
Estado de S. Paulo, 15/4/1934). |
ACIMA:
Os jornais chegavam por trem em 1939 e podiam ser encontrados
na estação (O Estado de S. Paulo, 16/3/1939).
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1942
AO LADO: Descarrilamento na estação (O
Estado de S. Paulo, 7/5/1942). |
ACIMA: Estação de Mogi das Cruzes em 1950 (Autor desconhecido).
ACIMA: De acordo com o Arquivo Histórico
de Mogi das Cruzes, esta foto mostraria a locomotiva "Baroneza"
ao chegar a Mogi das Cruzes trazendo o Presidente da República,
Affonso Penna, em 1909. Na verdade, a foto deve ser de 1954,
quando essa locomotiva veio para São Paulo nas comemorações
do IV Centenário. Affonso Pena já estava morto havia
muito. A "Baroneza" foi uma das primeiras locomotivas a
andar no Brasil, exatamente na primeira das linhas, a Porto da Estrela-Raiz
da Serra, em Magé, RJ, em 1854 (Arquivo Histórico Municipal
de Mogi das Cruzes).
1955
AO LADO: O jornal descreve em 1955 como era uma viagem
pelo trem da Central do Brasil ligando a Capital paulista
a Mogi das Cruzes (Folha da Manhã, 11/9/1955).
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ACIMA: A estação de Mogi das Cruzes que foi construída nos anos 1960. em foto tomada por volta de 1980 (Foto Isaac Grinberg).
ACIMA: A plataforma
da antiga estação, cheia em 1/8/1972 (Folha de
S. Paulo, 2/8/1972).
TRENS -
De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros param nesta estação
desde 1875 até hoje. Veja aqui horários
em xx (Guias Levi).
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Quando
foi entregue a primeira estação de Mogi das Cruzes?
A original, de 1875, era um casebre de madeira, de acordo
com os relatórios da EFSP-RJ para o Presidente da Província.
Pelos mesmos relatórios sabe-se que a primeira estação
de alvenaria (teria sido a que sobreviveu até 1984, vista
nas fotos abaixo?) foi concluída no final de 1879. |
ACIMA: O velho armazém de cargas, construído nos anos 1920 pela E. F. Central do Brasil, ainda em pé e bem conservado em 1º de fevereiro de 2023 (Foto Igor Gruchka).
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Igor Grushka, 2023; Isaac Grinberg; Benedito dos Anjos; Carlos Roberto
de Almeida; William Gimenez; Astrea M. Giesbrecht; Relatório
do Presidente da Província para 1879, 1880; IBGE: Revista Brasileira
de Geografia, 1960; O Estado de S. Paulo, 1913, 4/5/1919, 1925, 1931
e 1939; Folha da Manhã, 1928 e 1955; Folha de S. Paulo, 1972;
Correio Paulistano, 1913; O Diário de Mogi, 2009; Arquivo Histórico
Municipal de Mogi das Cruzes; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de
Comunicação, 1928; E. F. Central do Brasil: Relatórios
anuais, 1920-1930; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Mogi das Cruzes, 1920. Foto do arquivo
de Benedito dos Anjos |
Estação de Mogi das Cruzes, 1920. Foto do arquivo
de Benedito dos Anjos |
Estação de Mogy, provavelmente por volta de 1900. Autor desconhecido |
A estação em 1940. Foto do arquivo de Benedito
dos Anjos |
Plataformas antigas da estação, sem data. Foto
do arquivo de Benedito dos Anjos |
Em 1960, a primeira viagem do trem Alvorada, da linha de subúrbios
da EFCB. Autor desconhecido |
Plataformas da estação de Mogi, anos 1990. Foto
cedida por William Gimenez
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Plataforma da estação de Mogi em 24/09/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
O trem partindo da estação de Mogi, À esquerda,
para Estudantes, em 02/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Fachada da estação de Mogi em 02/01/2005. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
O trem turistico SP-Mogi da CPTM na plataforma da estação
de Mogi em 7/3/2010. Foto Carlos Roberto de Almeida |
TUES da CPTM nas plataformas de Mogi em 1/3/2015. Foto Carlos
R. Almeida |
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Atualização:
07.09.2023
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