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Jundiapeba
Braz Cubas
Mogi das Cruzes
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
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E. F. Central do
Brasil (1929-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1992)
CPTM (1992-) |
BRAZ
CUBAS
Município de Mogi das Cruzes, SP |
Ramal de São Paulo - km
453,636 |
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SP-1035 |
Altitude: 741 m |
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Inauguração: 16.09.1929 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Braz Cubas foi aberta em 1914, como posto e elevada em 1937
a parada. O Guia Geral das Estações Ferroviárias
do Brasil dá o ano de 1914 para a sua abertura. Max Vasconcellos
afirma que tal se deu em 1928. Outro autor cita a data de 29 de maio
de 1929.
Nas tabelas de horários da Central a que tive acesso, referentes
a 1915 e 1917, não há qualquer menção
à existência de uma parada na estação de
Braz Cubas.
Hoje é uma das estações da CPTM. Seu pequeno
prédio ainda é um dos antigos da linha.
ACIMA:
Anúncio de jornal de 1924 mostra novo loteamento, o Villa Paulista,
sito "perto de uma nova estação que se está
construindo entre Mogy das Cruzes e Santo Angelo (hoje Jundiapeba).
A estação, no entanto, somente seria aberta 5 anos depois,
em 1929 e chamar-se-ia Braz Cubas (O Estado de S. Paulo, 7/9/1924).
1935
AO LADO: A estação teria mesmo sido demolida? (O Estado de S. Paulo,
31/10/1935). |
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ACIMA: Trem da CPTM na estação de Braz Cubas
em 21 de maio de 2011. Esta composição seguia da Luz
para a estação de Estudantes, sem baldeação
em Guaianazes (Foto Rafael Asquini).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Rafael Asquini; O Estado de S. Paulo, 1924; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Communicação, 1928; E. F. Central do
Brasil: relatórios anuais, 1920-40; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, provavelmente anos 1950. Cessão Alberto del Bianco |
Plataforma da estação de Braz Cubas, em 24/09/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht
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Atualização:
24.01.2020
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