|
|
E. F. Príncipe
do Grão Pará/E. F. Leopoldina (n/d-1947) |
SALOMÃO
Município de Areal, RJ |
Ramal de São José do Rio
Preto - km xxx (1938) |
|
RJ-4609 |
Altitude: |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de São José do Rio Preto foi aberto em 1886 na
verdade como parte - a final - da linha principal de E. F. Grão
Pará. Em 1890, esta ferrovia foi adquirida pela Leopoldina.
Em 1900, esta construiu o trecho entre Areal e Entre Rios (Três
Rios) e o trecho Areal-São José do Rio Preto passou
a ser um pequeno ramal de 25 km. O ramal foi fechado em 1947, tendo
sido um dos primeiros trechos ferroviários a ser desativado
no Brasil, graças ao projeto de construção de
uma represa na região. |
|
A ESTAÇÃO: Nos idos de 1940
o governo do Estado iniciou a construção de uma barragem no rio Preto
com vistas a produzir energia elétrica para a região. O lago formado
acabou inundando parte da linha da Leopoldina, fazendo com que o ramal
ficasse inativo. Pouco se sabe sobre a estação, ou parada,
de Salomão. Teria ela também sido inundada? O
ramal, provavelmente já deficitário, acabou desativado
em 1947.
(Fontes: Pedro Paulo Resende; Edmundo Siqueira:
Resumo Histórico da Leopoldina Railway Co. Limited, 1938; Guias
Levi, 1938-80) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.01.2013
|
|