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Indice de estações
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Viana
Vitória (Estação Terminal)
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
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Cia. E. F. Sul do
Espírito Santo (1895-1907)
E. F. Leopoldina (1907-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VITÓRIA
(ARGOLAS)
Município de Vila Velha, ES |
Linha do Litoral - km 638,311 (1960) |
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ES-1392 |
Altitude: 2 m |
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Inauguração: 13.07.1895 |
Uso atual: abandonada (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vitória foi inaugurada em 1895 como um prédio
de madeira no bairro das Argolas, que por sua vez fica no município
vizinho de Vila Velha - apesar de ter o nome da Capital do Estado - pela
E. F. Sul do Espírito Santo. Na inauguração e durante alguns anos, a estação se chamou Central. Também foi conhecida como estação de Argolas, que era o nome do bairro em que ela fica.
Mais tarde, foi incorporada à linha do Litoral da
E. F. Leopoldina, ligada ao Rio de Janeiro e Niterói.
O prédio atual não é o original (basta ver as
fotos ao pé da página) e parece ter sido construído
por volta de 1940. Em 1933, o povo queixava-se muito das condições
da estação: "Uma estação em madeira,
uma especie de barração, sem o menor conforto para os
passageiros e muito menos para o publico que que tenha que esperar
alli qualquer viajante" (A Noite, 1933).
A sua plataforma ficava em 2015 escondida atrás do muro que separa
a estação dos trilhos da E. F. Vitória-Minas.
A fachada estava abandonada em 2015, e já faziam muitos anos.
A depredação aumentava ano a ano.
ACIMA: A estação ainda com o nome (no dístico) de Central; depois, ela se chamou Vitoria. Uma foto com este nome no distico aparece ao pé da página (Sem data - Arquivo Nacional).
ACIMA: As duas estações de Vitória
- a da Leopoldina, à esquerda, e a da Vitória-Minas
(esta, Pedro Nolasco), à direita, em foto provavelmente dos
anos 1950 (Créditos na fotografia).
ACIMA: Extremo norte do município
de Vila Velha nos anos 1950, quando se chamou Espírito Santo.
Notar a chegada das linhas da E. F. V. M. e da E. F. Leopoldina. Onde
está localizado Argolas estão as duas estações,
uma de cada ferrovia, uma ao lado da outra.
ACIMA: Mapa de
Vitória na mesma época: notar que havia uma linha cruzando
a Ilha do Príncipe e chegando na ilha onde está o município
de Vitória; esta linha se dirigia ao porto de Vitória.
Notar ainda que no mapa acima não existe o desenho da baía
de Vitória nem as ilhas. Argolas, porém, bem como as
estações, estão à beira da baía,
faceando o norte (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VI, 1958).
ACIMA: As linhas
negras mostram a junção das linhas da Vitória-Minas
e da Leopoldina. A linha que liga a Leopoldina ào pátio da Vitoria-Minas passando pela Cia. Ferro e Aço de Vitoria (à esquerda, no meio) já não existe ou está desativada. A linha que liga a mesma Companhia à estação de Pedro Nolasco ao norte no mapa parece estar parcialmente ativa. O mapa é dos anos 1990. - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER
EM TAMANHO MAIOR (Américo Publicações, anos
1990).
ACIMA: A foto é
surreal: mostra a antiga bilheteria da estação da Leopoldina
em Vitória, em 2008. Um carro depenado foi abandonado dentro
dela - como entrou ali? (Foto João Carlos Reis Pinto).
ACIMA:
Saída da estação de Vitória para o sul
do Estado (Foto Leandro/Panoramio, 2012).
ACIMA: Fachada da estação de Vitória para o sul
do Estado (Foto Leandro/Panoramio, 17/11/2019)
.ACIMA: Plataformas da estação de Vitória em 2021 (Foto Da Silva Jr..em 17/11/2019).
(Fontes: Da Silva Jr., 2019; Eduardo Coelho; Nilson Rodrigues, 1986; Carlos
Latuff, 2003; Leandro/Panoramio; Adriano Martins; João Carlos Reis
Pinto; Revista da Semana, 1910; A Noite, 1933; Américo
Publicações, anos 1990; Illustração
Brasileira, 1/8/1910; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VI, 1958; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A antiga estação de Vitória, em 1910. Foto
Illustração Brasileira |
Estação de Vitoria. Revista da Semana, 24/7/1910 |
A estação de Vitória, provavelmente anos
1920. Cartão postal |
Estação de Vitoria, já a atual, possivelmente anos 1940. Cartão
postal |
A estação no início dos anos 1950. Foto
da coleção de Eduardo Coelho |
A estação, em 1986. Notar que os trilhos da foto
pertencem à E. F. Vitória-Minas, e o muro separa
a estação da antiga Leopoldina desse leito. Foto
Nilson Rodrigues |
Bilheteria da estação, em 2003. Foto Carlos Latuff |
A estação, em 2003. Foto Carlos Latuff |
A estação em 07/2004. À sua frente os trilhos
da Vitória-Minas. Foto Adriano Martins |
Fachada da estação em 2008. Foto João Carlos
Reis Pinto |
Plataforma e pátio da estação de Vitória
em 2008. Foto João Carlos Reis Pinto |
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Atualização:
16.08.2023
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