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E. F. Leopoldina
(n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO
DOURADO
Município de Casimiro de Abreu, RJ |
Linha do Litoral - km 183,920 (1960) |
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RJ-1930 |
Altitude: 15 m |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: abandonada (2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA:
O que mais tarde foi chamada
"linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas
diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina
até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio
Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense,
constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos.
Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez,
havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874
e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído
pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada
pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina.
O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito
Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu
uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao
norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e
é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular
os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: Não consegui a data de inauguração da estação de Rio Dourado.
Pegando a estrada
para Rio das Ostras, a 2 km da BR-101 está o lugarejo de Rio Dourado.
A estaçãozinha estava em 2009 em estado lamentável, apesar de na porta dos fundos
haver uma placa "Biblioteca Municipal Farias Brito" (Eliezer
Magliano, 17/06/2005). A situação continuava igual
em 2010, mas a Prefeitura de Casemiro de Abreu afirmava que ela seria
reformada brevemente.
Em 2019 estava abandonada e em péssimo estado.
Em 2023, seu pátio já não tinha os trilhos, nem da via permanente nem dos desvios. A caixa d'água ainda estava ali, bem como a estação, que continuava em mau estado.
(Fontes: Hugo Caramuru; Fabiana Florencio; Eliezer Magliano, 2005;
Sydney Correa, 2009; Edson Vander Teixeira, 2023, Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A caixa d'água da estação, em 17/06/2005.
Foto Eliezer Magliano |
A estação, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano
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A estação, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano
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A estação, em 17/06/2005. Foto Eliezer Magliano |
A estação em 6/2009. Foto Sydney Correa |
A estação, foto de Hugo Caramuru, sem data |
A estação de Rio Dourado em 08/2019. FB/Movimento ferrovia viva nucleo de Casimiro de Abreu |
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Atualização:
07.01.2023
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