|
|
E. F. Cantagalo
(1860-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PORTO
DAS CAIXAS
Município de Itaboraí, RJ |
Linha do Litoral - km 75,577 (1960) |
|
RJ-1932 |
Altitude: 7 m |
|
Inauguração: 23.04.1860 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A antiga linha
do Cantagalo começava mesmo em Porto das Caixas,
localidade situada às margens do rio Macacu, no "fundo"
da baía da Guanabara.
Dali, barcaças transportavam as mercadorias até a cidade do Rio
de Janeiro. No início dos anos 1950, ainda se podia ver algumas
delas afundadas ao lado da ponte ferroviária, então de madeira.
A estação de Porto das Caixas, construída
originalmente para saída da linha do Cantagalo, somente
mais tarde, em 1874, passou a ser também entroncamento com
a que viria a ser a Linha do Litoral, construída na
época pela Cia. Ferreo Carril Niteroiense. Foi um ponto
de baldeação muito movimentado e rico, tendo entrado em decadência
com a inauguração do trecho de linha até Niterói, ainda no
século XIX.
Com a extinção da linha do Cantagalo, Porto das Caixas
deixou de ser entroncamento. A estação foi demolida
- segundo os moradores locais, já em 1980 - e dela nada sobrou,
a não ser duas escadas feitas com dormentes que serviam para
os raros passageiros do trem suburbano que ligava a Itaboraí.
Em 2010, mesmo isso já havia desaparecido e a plataforma está
escondida debaixo de muito mato.
1900
AO LADO: Em 11 de abril, a revolta que havia começado em Friburgo no dia 3 já se estaendia a Porto das Caixas, ponto de encontro da linha do Cantagalo com a linha do Litoral (veja também página para a estação de Nova Friburgo) (O Estado de S. Paulo, 11/04/1900). |
|
ACIMA: A vila de Porto das Caixas e sua procissão
em 1912 (Foto publicada em O Malho de 27/1/1912).
ACIMA: O vilarejo de Porto das Caixas em 1944 (Revista
Brasileira de Geografia, out-dez 1944).
ACIMA: Estação
de Porto das Caixas, anos 1950 (Autor desconhecido; cessão
Carolinne Gonçalves).
ACIMA: Placa anunciando um túnel (AE) que
já praticamente não existe, afundado na lama (BD), mostrado
no mapa (AD), enquanto a saída para ele já não
existe mais na antiga bifurcação que dava acesso à
linha do Cantagalo (BE). (CLIQUE SOBRE AS
FOTOS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO MAIOR). (Fotos Eduardo Moreira e Google Maps em 2010).
ACIMA: Ponte velha em pedra da linha do
Litoral, ao lado da ponte de concreto mais nova (esquerda) e casa de turma
e caixa d'água da estação que já foi demolida
(direita) (Fotos Eduardo Moreira e Google Maps em 2010) (CLIQUE SOBRE AS
FOTOS PARA VÊ-LAS EM TAMANHO MAIOR).
(Fontes: Eduardo Moreira; Carolinne Gonçalves;
Carlos Latuff; Cleiton Pieruccini; Google Maps, 2010; IBGE; O Malho,
1912; Délio Araújo: Informativo Centro-Oeste, 7/4/1989;
Paulo César Saraceni: Porto das Caixas, filme, 1962; IBGE: Revista
Brasileira de Geografia, 1944; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Porto das Caixas, em 1962. Fotograma
do filme Porto das Caixas, de Paulo César Saraceni. Colaboração
Cleiton Pieruccini |
A estação de Porto das Caixas nos anos 1970. IBGE |
Do que foi uma das mais importantes estações do
Estado do Rio de Janeiro no século 19, nada restou. Então
tiveram de improvisar para o embarque dos passageiros que hoje
já não mais ali existem. Foto Carlos Latuff, em
2002 |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.11.2021
|
|