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E. F. Carangola
(1878-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MURUNDU
Município de Campos dos Goitacazes,
RJ |
Linha do Litoral - km 366,206 (1960) |
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RJ-1663 |
Altitude: 61 m |
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Inauguração: 10.08.1878 |
Uso atual: FCA (2007) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,
foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Murundu foi aberta pela E. F. Carangola em 1878.
Em 1890
foi absorvida com a ferrovia pela Leopoldina.
Desta estação,
até o início dos anos 1970, saía o ramal de
Carangola.
A estação encontrava-se reformada em 2007 e servia
então de dormitório para equipes da via permanente da FCA.
O tráfego de cargueiros neste trecho foi reduzido devido aos contratos
de transporte de cimento e combustíveis com a ferrovia terem sido
suspensos.
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1888
AO LADO; Enchente em estações da região (A Provincia de de S. Paulo, 22/11/1888) |
ACIMA: Trecho entre Campos e Murundu remodelado
na superestrutura da via permanente em 1964 (revista Ferrovia,
abril de 1964).
ACIMA: A estação e arredores em 2019 (Foto Cleverson Junior em 20/2/2019).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - pararam nesta estação de 1878 a
1984. Ao lado, o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em
local desconhecido talvez anos 1930. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1960 e 1984 (Guias Levi). |
(Fontes: Carlos Latuff; Amaury Viana; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; revista
Ferrovia, 1964; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de
Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff |
A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff |
A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff |
A estação em 21/07/2007. Foto Carlos Latuff |
A caixa d'água da estação em 21/07/2007.
Foto Carlos Latuff |
A estação em 02/2009. Foto Amaury Viana |
A estação em 20/2/2019. Foto Cleverson Junior |
A estação em 20/2/2019. Foto Cleverson Junior |
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Atualização:
11.10.2021
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