|
|
E. F. Leopoldina
(1888-1975)
RFFSA (1975-1976) |
CALIFORNIA
Município de Rio das Ostras, RJ |
Linha do Litoral - km 201,998 (1960) |
|
RJ-4208 |
Altitude: 27 m |
|
Inauguração: 4.11.1888 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA:
O que mais tarde foi chamada
"linha do litoral" foi construída por diversas companhias, em épocas
diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina
até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio
Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense,
constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos.
Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez,
havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874
e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído
pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada
pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina.
O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito
Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu
uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao
norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e
é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 1980 deixaram de
circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro
a Vitória. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de California foi inaugurada em 1888, juntamente com a de União
(Rocha Leão). "(...) Neste período (primeiros
anos deste século) as localidades de Rocha Leão e Califórnia apresentavam
um índice de crescimento igual ou mesmo superior ao do povoado de
Rio das Ostras. Em 1912, o Almanak Laemmert relaciona em Rocha Leão
e Califórnia um administrador
de cemitério, dois comissários
de polícia, uma professora de escola mista e um agente do
correio, além de diversos comerciantes, agricultores e lavradores
(...) No
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1888 a 1976. Veja aqui
horários em 1948
(Guias Levi). |
ACIMA: Neste mapa de 1892, a estação
de California, quase ao centro do mapa (Fonte desconhecida).
ano de 1933, nas proximidades da estação da Califórnia, ocorreu
um crime de intensa repercussão pela sua crueldade, cuja
a vítima foi o alemão Franz Von Der Lyen, que possuía um sítio na
região" (www.historiariodasostras.com.br). A estação
consta como patrimônio cultural na região - embora somente
ainda sobrem sua plataforma e fundações desde o início
dos anos 1970, quando foi demolida.
(Fontes: Bernardo Oberg; Cleiton Pieruccini; Daniel
Gentili; www.historiariodasostras. com.br; Noite Ilustrada, 1933;
Guia Geral das Estradas de Ferro de 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de California em 1933. Foto Noite Ilustrada |
Plataforma da estação, em 2012. Foto Bernardo
Oberg |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.04.2015
|
|