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E. F. Leopoldina
(1903-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ATILIO
VIVACQUA
(antiga MARAPÉ e SÃO FELIPE)
Município de Atílio Vivacqua,
ES |
Linha do Litoral - km 460,112 (1960) |
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RJ-1909 |
Altitude: 76 m |
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Inauguração: 23.07.1903 |
Uso atual: Secretaria da Cultura (2004) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que mais tarde foi chamada "linha do litoral" foi construída por diversas
companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas
pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho,
Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril
Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E.
F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos,
por sua vez, havia construído e entregue o trecho de Macaé a Campos
entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi
construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa
foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida
à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E.
F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907,
a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo
os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje
para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos
1980 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói
e Rio de Janeiro a Vitória. |
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A ESTAÇÃO: "A
quarta estação projetada na ponte do Werneck, quilômetro 70 poderá
fornecer, das fazendas dos arredores, cerca de 20.000 arrobas"
(Edmundo Siqueira, Resumo Histórico da Leopoldina Railway,
1938).
Esta estação, inicialmente chamada de São
Felipe quando aberta em 1903, também foi construída
somente após a Leopoldina ter ganhado, em 1901, o litígio
de posse do trecho num processo de mais de dois anos.
Nos anos 1940, a estação passou a se chamar Marapé.
Nos anos 1970, o nome foi alterado para Atilio Vivacqua, nome
que mantém até hoje.
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1926
AO LADO: Desastre entre Muqui (e não Emuque) e
São Felippe (hoje Atilio Vivacqua) (O Estado
de S. Paulo, 29/8/1926).
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ABAIXO: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha do Litoral passando (de sudoeste
a nordeste) pelo município de Cachoeiro. Marapé - atual
Atílio Vivacqua - ainda não era município autônomo.
A estação aparece no sul. (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. VII, 1958).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- pararam nesta estação de 1903 a 1984. Ao lado,
o noturno Rio-Vitoria, puxado pela Garrat em local desconhecido
talvez anos 1930. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1960 e 1984 (Guias Levi). |
ACIMA e ABAIXO: A linha passando dentro da
cidade em 2016 (Google Maps).
(Fontes: Marcos A. Farias; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; ibge: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958;
Google Maps; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-79). |
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A estação de Marapé em 1964. Acervo Fabio
Pirajá |
A estação de Atilio Vivacqua em 4/12/2005. Foto
Marcos A. Farias |
A estação de Atilio Vivacqua em 4/12/2005. Foto
Marcos A. Farias |
A estação de Atilio Vivacqua em 4/12/2005. Foto
Marcos A. Farias |
A estação de Atilio Vivacqua em 4/12/2005. Foto
Marcos A. Farias |
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Atualização:
15.02.2018
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