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E. F. Leopoldina
(1933-1964) |
NOVA
FRIBURGO-CARGAS
Município de Nova Friburgo, RJ |
Linha do Cantagalo - km 152,323 (1960) |
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RJ-4263 |
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Inauguração: 15.06.1933 |
Uso atual: Batalhão de Polícia |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e em 15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Nova Friburgo-cargas foi aberta em 1933. Até esta data funcionava
junto à estação de passageiros. A história da
estação Friburgo-Cargas inicia-se com o projeto do Dr. Pio
Borges, então Secretário de Obras Públicas do Estado do Rio de
Janeiro, de construir a estação de cargas (projeto que está
na Mapoteca da Fundação D. João VI de Nova Friburgo) na então Av.
Santos Dumont, atual Av. Galdino do Valle Filho. Porém, o orçamento
foi superior aos dois mil contos destinados para a obra. Com o governo
revolucionário de 1930 assumindo o Governo do Estado, assume o cargo
de Secretário de Obras o Dr. Americano Freire, que decide,
após vistoriar o local, instalar a estação de cargas nos terrenos
da antiga Chácara do Gambá (atual 11º Batalhão de Policia Militar).
Esta estação era o armazém e ficava a menos de
2 km da estação de passageiros, mas também servia
como estação de passageiros - sabe Deus qual o motivo.
Parece ter sido, de qualquer forma, a primeira estação
de passageiros da cidade e depois, com a construção
de outra, manteve as cargas e os passageiros. Hoje serve como sede
do Batalhão da Polícia de Nova Friburgo.
(Fontes: Cleiton L. L. Pieruccini, 2009; Ronnie Peterson
Silva de Andrade, 4/2010; Marcelo Lordeiro; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação em 10/2008. Foto Luiz Lima |
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Atualização:
06.03.2011
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