|
|
E. F. Teresópolis
(1896-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957-1975)
RFFSA (1975-1996)
Flumitrens/CENTRAL (1996-2011)
Supervia (2011-13) |
CITROLÂNDIA
Município de Magé, RJ |
Ramal de Teresópolis - km 13,400 |
|
RJ-1884 |
|
|
Inauguração: 1896 |
Uso atual: parada de trem metropolitano |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: E.
F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis
foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía
da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações
parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia
foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha
até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho
entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis,
operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão
de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam
pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue
à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis;
no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados
desde 2011 pela Flumitrens/Central. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Citrolândia teria sido inaugurada em 1896. Hoje é
uma parada do trem metropolitano da Supervia, que comprou a CENTRAL
em 2011. Veja aqui uma crítica
à Leopoldina em 1955 em Citrolândia (Última
Hora, 6/4/1955).
(Fontes: Carlos Latuff; Diego Barbosa; Jorge A. Ferreira;
Última Hora, 1955; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A parada abandonada de Citrolândia, em 02/2004. Foto Carlos
Latuff |
A parada abandonada de Citrolândia, em 02/2004. Foto Carlos
Latuff |
Parada de Citrolândia, terminada e ativa, em abril de
2009. Foto Diego Barbosa |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.02.2013
|
|