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E.
F. Maricá (1942-36) |
ROCHA Município
de São Gonçalo, RJ |
Linha do
Litoral - km 6,900 (1960) |
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RJ-4931 |
Altitude: 16 m |
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Inauguração: < 1917 |
Uso atual: - |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: - |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Maricá teve o seu primeiro trecho aberto
em 1888, ligando as estações de Alcântara e Rio do Ouro. Em 1889 chegou
a Itapeba e somente em 1894 a Maricá. Em 1901, chegava a Manuel
Ribeiro. Nilo Peçanha, como Presidente da Província do Rio e também
da República, conseguiu a união da linha com a Leopoldina na estação
de Neves, construída para esse entroncamento, e do outro lado prolongou
a linha até Iguaba Grande. Em 1912, entretanto, o capital dos empresários
da região acabou e a linha foi vendida à empresa francesa Com. Generale
aux Chemins de Fer. Em 1933, o Governo Federal encampou a ferrovia
e a prolongou, em 1936, até Cabo Frio, onde se embarcava sal das salinas
das praias. Em 1943, a E. F. Marica foi passada para a Central do
Brasil. Em fins dos anos 1950, passou para a Leopoldina. Os trens
passaram a sair da estação de General Dutra, em Niterói, entrando
no ramal em Neves. Em janeiro de 1962, parou o trecho Maricá-Cabo
Frio. Em 1964, parou o trecho Virajaba-Maricá. Em 1965, somente
seguiam trens de subúrbio ligando Niterói a Virajaba,
com o resto do ramal já desativado. A ferrovia foi finalmente
erradicada em 31/01/1966. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Rocha foi inaugurada antes de 1917: o Guia Levi mostra neste ano a estação. E mostraram-na até por volta de 1936. Em 1938, não mais.
ACIMA: Guia Levi, p. 112 em 1917 (sem mês): estação de Rocha no km 6 leva-nos a supor que Sete Pontes poderia ter este nome nessa época.
ACIMA: Guia Levi, p. 68 em janeiro de 1930: No km 4, a estação de Rocha ainda aberta.
ACIMA: Guia Levi, p. 64 em outubro de 1938: A estação de Rocha já não aparece mais na E. F. Maricá.
(Fontes: Guias Levi, 1917-1965; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
17.03.2023
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