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E. F. Leopoldina
(1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GRUMARIM
Município de São Ficelis, RJ |
Linha de Campos a Miracema - km |
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RJ-1671 |
Altitude: 30 m |
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Inauguração: 19.07.1917 |
Uso atual: n/d |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por
uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro
lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia
estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos
Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até
Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884,
este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema
já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já
pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do
Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal
de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele
ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros
desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam
passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para
cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje
os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu,
pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema
desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Grumarim foi inaugurada em 1917. Ali existia - ainda existe,
na verdade - o Engenho Central de Grumarim.
Em 2016, em seu pequeno pátio somente uma casinha que, em minha
opinião, não deve ter sido a estação,
mas sim a casa do agente. Fica a dúvida.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A casinha ao lado do strilhos: era a estação ou
não? Foto de 2016, autor desconhecido |
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Atualização:
09.10.2016
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