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E. F. Leopoldina
(1904-1975)
RFFSA (1975-1994) |
SANTANA
DO DESERTO
(antiga CÂNDIDO FERREIRA)
Município de Juiz de Fora (1904-1923)
Município de Mathias Barbosa (1923-1953)
Município de Santana do Deserto, MG (1953-) |
Linha de Caratinga - km 151,464 (1960) |
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MG-1815 |
Altitude: 476 m |
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Inauguração: 05.08.1904 |
Uso atual: em pé (2004) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 1980
(em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: Em 1902, a Leopoldina
obteve uma concessão para ligar o ramal de Serraria
à fazenda do Travessão, supostamente situada
na divisa dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e não muito
distante à atual estação de Piracema,
próxima a Três Rios. Porém, esse ramal
foi ligado pela Leopoldina à estação
de Três Rios, desativando em 1904 o velho ramal
de Serraria, que se tornou desnecessário, pois corria
em grande parte paralelo à linha da Central.
A estação
de Cândido Ferreira, aberta em 1904 inicialmente no ramal
para Travessão, acabou se tornando parte, logo depois,
da linha que passava a unir Três Rios diretamente a Bicas.
Nos anos 1940, a estação, que não tinha o nome
do então distrito - Santana do Deserto - , mas sim o
do fundador da localidade, teve o nome alterado para Santana do
Deserto, e o município foi criado em 1953.
Na linha que
passava por Santana do Deserto rodaram trens de passageiros
até a primeira metade dos anos 1970, e foi suprimida oficialmente
somente em 1994, depois de anos sem uso.
ACIMA: Dístico preservado da estação
de Santana do Deserto, em 2008 (Foto Jorge A. Ferreira)..
ACIMA: Mapa
dos anos 1970/80 mostra a linha e a cidade/estação de
Santana do Deserto (IBGE).
(Fontes: Manuel Monachesi;Jorge
A. Ferreira; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico
da Leopoldina Railway, 1938; IBGE; Cyro Pessoa
Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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Estação de Cândido Ferreira em 1915. Foto
do Álbum de Juiz de Fora de Albino Esteves, 1915. Reeditado
pela FUNALFA em 1989. Foto cedida por Manoel Marcos Monachesi.
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A mesma estação, agora Santana do Deserto. em
2001. Autor desconhecido |
Estação de Santana do Deserto, em 2008. Foto Jorge
A. Ferreira |
Estação de Santana do Deserto, em 2008. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação em 2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
23.04.2020
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