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E. F. Leopoldina
(1904-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ERICEIRA
Município de Santana do Deserto, MG |
Linha de Caratinga - km 142,516 (1960) |
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MG-1807 |
Altitude: 300 m |
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Inauguração: 05.08.1904 |
Uso atual: à venda (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1904? |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: Em 1902, a Leopoldina
obteve uma concessão para ligar o ramal de Serraria
à fazenda do Travessão, supostamente situada
na divisa dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e aparentemente
próxima à atual estação de Piracema,
próxima a Três Rios.
Porém, com esse ramal, a Leopoldina acabou ligando-o com a
estação de Três Rios, e desativando em
1904 o velho ramal de Serraria, que se tornaria desnecessário,
pois corria em grande parte paralelo à linha
da Central.
A estação de Ericeira, aberta em 1904 inicialmente
no ramal para Travessão, acabou se tornando parte, logo
depois, da linha que passava a unir Três Rios diretamente
a Bicas.
Na linha que passava por Ericeira rodaram trens de passageiros
até a primeira metade dos anos
1970, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos
sem uso.
"Ericeira foi transformada num recanto. A atual proprietária,
uma carioca que optou pelo interior mineiro, arrematou-a num leilão.
Montou um bar, que atende à população local,
restaurou o imóvel e ocupou a área com muitas plantas
e árvores frutíferas. O resultado ficou muito bom, o
varandão formado pela antiga gare é um lugar agradabilíssimo.
Não há o menor sinal de trilhos e já se torna
impossível identificar e localizar o antigo leito da ferrovia"
(Gutierrez L. Coelho, 01/2005).
Em fevereiro de 2017 estava à venda numa imobiliária
de Petrópolis.
(VEJA A PEQUENA VILA EM VOLTA DA ESTAÇÃO)
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ACIMA: Detalhe de
bilhete postal de 1908 com o carimbo da
localidade de Ericeira (Cessão Vera Platinetl).
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(Fontes: Pedro Leal Dutra; Gutierrez L. Coelho, 2005;
Jorge A. Ferreira; Vera Platinetl; Manoel Marcos Monachesi; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Ericeira em 1915. Foto do Álbum
de Juiz de Fora de Albino Esteves, 1915. Reeditado pela
FUNALFA em 1989. Foto cedida por Manoel Marcos Monachesi. |
A estação em 12/2004, mesmo ângulo da foto
de 1915. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 12/2004, lado da fachada. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação em agosto de 2008. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 11/2010. Foto Pedro Leal Dutra |
A ex-estação em fevereiro de 2017. Foto Site OLX |
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Atualização:
21.02.2017
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