|
|
E.
F. Goiaz (1913-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1976) |
ENG.
RAUL GONÇALVES (antiga IÇÁ) Município
de Ipameri, GO |
Linha-tronco
- km 136,724 (1960)
|
|
GO-3586 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 10.12.1913 |
Uso atual: depósito
de fazenda |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari,
onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896,
em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba,
na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir
de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente,
atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Içá foi inaugurada
em 1913. Em 1944, teve o nome alterado para Engenheiro Raul Gonçalves.
Em 30 de novembro de 1976, o trecho Eng. Raul Gonçalves-Inajá,
na variante Araguari-Pires do Rio, foi entregue pela 1a Companhia
de Construção do Batalhão Ferroviário
Mauá à RFFSA e a estação de Engenheiro
Raul Gonçalves foi fechada, substituída pela nova,
a 2 km, na variante. Fora e longe da variante, seus trilhos foram
retirados. A estação está hoje servindo como
depósito de uma fazenda. O prefixo era ERG. Está ainda em relativo
estado de conservação porque fica bem próxima a uma sede de fazenda
(também antiga) que a utiliza como depósito agrícola. Ainda traz o
nome escrito nas paredes laterais. Fica na margem esquerda de um rio
que parece ser o Vai-Vem. O mais impressionante são umas belíssimas
ruínas 600 m abaixo, entre os trilhos e o rio: com grandes arcos plenos,
uma construção provavelmente dos anos 1920, feita em tijolos aparentes
e arquitetura esmerada com vários patamares, utilizava a força do
rio e o transporte ferroviário. Segundo contam, foi uma importante
fábrica de tecidos que acabou sendo incendiada por uma fagulha de
locomotiva a vapor.
Coordenadas da estação: 17°50'26.40"S 48°10'28.70"W
(Veja também ENGENHEIRO RAUL
GONÇALVES-NOVA)
(Fontes: Roberto Fonseca Dias, 2006-9; Glaucio Henrique
Chaves, 2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Batalhão
Mauá - Uma História de Grandes Feitos, Edmar César
Alves, 2002) |
|
|
|
A estação original de Engenheiro Raul Gonçalves
em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação original de Engenheiro Raul Gonçalves
em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A porta da estação original de Engenheiro Raul
Gonçalves em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação original de Engenheiro Raul Gonçalves
em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação original de Engenheiro Raul Gonçalves
em 25/11/2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
|
|
|
|
|
Atualização:
13.08.2023
|
|