|
|
Great Western (1888-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TIMBAÚBA
Município de Timbaúba, PE |
Linha Norte - km 118 (1960) |
|
PE-3188 |
Altitude: |
|
Inauguração: 08.01.1888 |
Uso atual: em bom estado; uso desconhecido (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Timbaúba foi inaugurada em 1888. "A estação
terminal de Timbaúba (na época de sua inauguração)
achava-se na divisão de águas dos rios Goiana e Paraíba;
a região circunvizinha é acidentada, mas as encostas
são em geral suaves e muitas entre elas acham-se cobertas até
o cimo de campos cultivados" (História de uma estrada
de ferro do Nordeste, Estevão Pinto, 1949).
Realmente,
a estação foi terminal até o ano de 1900, quando a estação seguinte, Rosa
e Silva, já visando ligar-se à linha principal da
antiga E. F. Conde D'Eu, foi inaugurada.
O trecho de Carpina a Timbaúba, originalmente um ramal da estrada que seguia
para Limoeiro, com isso, passou a ser parte da linha principal,
que passou a ligar o Recife a Natal, via Nova Cruz.
" (Em 2009) a estação de Timbaúba está em razoável condição. Não
consegui identificar sua atual utilização, mas não está abandonada,
pois suas portas e janelas não estão lacradas. A estação fica onde
deve ficar uma estação importante: no centro da cidade, próxima, inclusive,
da rodoviária. O pátio de sua estação, com 3 vias e grande extensão
demonstra a importância da mesma e quão deve ter sido rica a sua movimentação,
pois como foi construída dentro da cidade, não poderia servir diretamente
a usinas, e sim, ao comércio local, e grande fornecedor de todas as
regiões vizinhas" (Sydney Correa,
01/2009).
Em 2021, a estação se encontra em bom estado, porém seu dístico já não é mais visível e não possui tráfego de trens há mais de uma década. Também era possível observar uma interessante estrutura para carregamento de vagões que nunca vi semelhante em nenhuma estação ferroviária no estado de Pernambuco.
ACIMA:
A estação de Timbaúba em 1929 (http:// humordarwinista.blogspot.com).
ACIMA: Mapa parcial do município de Timbaúba,
nos anos 1950. A estação e a sede do município
aparecem logo após a linha cruzar o rio Capiberibe-Mirim. (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
ACIMA: Estrutura para carregar vagões em 2021, bastante rara em estações pernambucanas (Foto Rodrigo Henrique em 27/8/2021).
(Fontes: Rodrigo Henrique; Sydney Correa; http://humordarwinista.blogspot.com;
Estevão Pinto: História de uma estrada de ferro do Nordeste,
1949; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. IV, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias
Levi, 1932-82; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1929. http://humordarwinista.
blogspot.com |
Pátio de Timbaúba em 01/2009. Foto Sydney Correa
|
Estação e caixa d'água de Timbaúba
em 01/2009. Foto Sydney Correa |
Estação de Timbaúba em 01/2009. Foto Sydney
Correa |
Estação de Timabúba em 27/8/2021. Foto Rodrigo Henrique |
|
|
|
|
|
Atualização:
03.09.2021
|
|