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Great Western (1882-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
NAZARÉ
DA MATA
Município de Nazaré da Mata,
PE |
Linha Norte - km 73 (1960) |
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PE-3183 |
Altitude: 58 m |
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Inauguração: 15.09.1882 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza,
próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Nazaré foi inaugurada em 1882 (Cyro Deocleciano,
em seu livro, cita a data de 20 de fevereiro, enquanto o Guia Geral
de Estradas de Ferro de 1960 cita o dia 24). Era, na época,
a ponta de um ramal que partia de Carpina; o tronco seguia
para Limoeiro.
Mais tarde, inverteu-se a importãncia
de ambas as linhas, e o tronco passou a ser o que se dirigia para
a Paraíba e Nazaré passou a fazer parte dele.
Nos anos 1940, a estação passou a se chamar Nazaré
da Mata.
"A estação de Nazaré é hoje ponto de apoio do
pessoal de manutenção de via permanente que cobre o trecho de Carpina
até Rosa e Silva. Mas o desvio do pátio a frente da estação está tão
esquecido que os dormentes apodreceram e não suportaram nem o meu
peso andando sobre eles. Triste ver esse descaso até em um trecho
operacional. Só a via principal recebe manutenção. Ela também demonstra
ter sido muito importante para a cidade devido ao porte de seu pátio"
(Sydney Correa, 01/2009).
Depois da desativação, o prédio da
estação acabou abandonado. Em 2009, o pessoal da CFN já usava
outra instalação para o apoio. Em 2021, continuava abandonada.
ACIMA: Em 1916, o trem parte da estação para o Recife
(O Malho, 11/3/1916).
ACIMA: A parte central e leste do
município de Nazaré da Mata nos anos 1950. A linha da
RFN que corre de sul a norte é a Recife-Natal. Ainda podem
se ver duas outras estações do município, Tracunhaém
(ao sul) e Junco (ao norte), e três ferrovias de usinas: um
trecho da Usina Paulista (ou Timbó), no extremo sudeste; a
noroeste, trechos da ferrovia de outra usina, a E.F. Matari, entrando
no município de Goiana; e uma terceira, também a noroeste,
e que acompanha o rio Caraú (e depois, em Goiana, o rio Tracunhaem). (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, volume IV, 1958).
ACIMA: A estação provavelmente, em 2020 (Foto Andre Cardoso -Projeto Memoria Ferroviaria de Pernambuco).
(Fontes: Sydney Correa; Daniel Gentili; O Malho,
1916; Cyro Deocleciano Pessoa Jr., Estudo Descriptivo das Estradas
de Ferro do Brasil, 1886; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, volume IV, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação nos anos 1990. Autor desconhecido |
Estação de Nazaré da Mata em janeiro de
2009. Foto Sydney Correa |
Estação de Nazaré da Mata em janeiro de
2009. Foto Sydney Correa |
A estação em anos 27/8/2021. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
30.08.2021
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