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E. F. Central de
Pernambuco (1891-1904)
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
EDGARD
WERNECK (antiga AREIAS)
Município de Recife, PE |
Linha Centro - km 7 (1960) |
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PE-3109 |
Altitude: 5 m |
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Inauguração: 01.05.1891 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife
a Jaboatão, pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que
mais tarde viria a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco,
estendendo-se pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha
foi sendo estendida, somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro,
no ano de 1963, sem se entroncar com linha alguma na região.
Antes disso, em 1950, a União incorporou a rede da Great Western,
que passou a se chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP
passou a se chamar Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou
a ser controlada pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada
por esta a partir de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram
suprimidos e mantidos apenas no trecho entre Recife e Jaboatão,
como trens de subúrbio. Atualmente (2005), de Jaboatão
para a frente, a linha está abandonada, sem movimento ferroviário
por parte da CFN, concessionária da linha desde 1997. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Areias foi inaugurada em 1891.
Já em 1925 (ver foto ao pé da página) chamava-se Edgard Werneck. Ali ficavam as oficinas da Great
Western e da RFN.
Em 2011, tudo já havia sido demolido, restando ali ao lado
da linha do metrô apenas o matagal com alguns carros da RFFSA
enferrujados em meio à sujeira.
Por outro lado, o nome (Werneck)
tornou-se uma estação do metrô de superfície do Recife,
que por ser mais elevada que a antiga linha, cobriu parte de onde
ficava a antiga estação, restando em seu pátio restos de antigas locomotivas
e as oficinas da antiga RFN, que hoje são utilizadas pela CBTU-Recife,
responsável pelo trem que leva ao Cabo, que saía ao lado
da estação do Curado, que também é uma estação do metrô.
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1931
AO LADO: Ampliação das oficinas na estação
(O Estado de S. Paulo,
24/4/1931).
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ACIMA: No mapa de 1932, esquema da estação, ainda chamada de Areias no desenho, armazéns,
trilhos e rotunda (esta, bem no centro da fotografia).
ACIMA: O grande pátio ferroviário
de Edgard Werneck em 1959. Estação, armazéns,
trilhos e rotunda (esta, bem no centro da fotografia) (CLIQUE SOBRE
ESTA FOTO PARA TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTUNDA).
Hoje, tudo demolido e terreno abandonado (Autor desconhecido).
ACIMA: Mapa de localização do antigo pátio
(Cessão Sydney S. Correa).
ACIMA: Estado do antigo pátio
em 2009 (Foto Sydney S. Correa).
(Fontes: Sydney S. Correa; Coaraci Camargo;
Sindicato dos Metroviários de PE; Revista REFESA, 1968; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação, publicada em 24/10/1925 - revista A Pilheria |
A estação em 1959. Olhando esta foto e a de 1968,
são prédios diferentes. Na de 1968, arquitetura
mais antiga. Qual será o prédio, realmente? Autor
desconhecido |
A estação com a locomotiva diesel ao lado. Foto
da revista REFESA por volta de 1968 |
A estação. Anos 1980? Sindicato dos Metroviários
de PE |
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Atualização:
01.03.2020
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