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Indice de estações
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Dom Pedro II
Praça da Bandeira
São Cristóvão
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CLIQUE SOBRE O MAPA ACIMA PARA VER AS LINHAS NO MUNICÍPIO
DO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1955
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. Central do
Brasil (1907-1975)
RFFSA (1975-1983)
CBTU (1983-1997)
Supervia (1997-) |
PRAÇA
DA BANDEIRA
(antiga LAURO MULLER)
Município de Rio de Janeiro, RJ |
Linha do Centro - km 2,360 (1928) |
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RJ-1517 |
Altitude: 8 m |
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Inauguração: 1907 |
Uso atual: estação da Supervias |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lauro Muller foi inaugurada em 1907, quando a Central modificou
o leito da linha entre as estações Pedro II e
São Cristóvão, como mostrava o
texto da revista Manchete de 1957: "(...) Com o tráfego
aumentando dia a dia, principalmente depois do início dos serviços
do Cais do Porto, e pela necessidade de evitar futuras complicações
com as avenidas laterais do novo Canal do Mangue, aberto pela Comissão
Construtora do Cais do Porto, o diretor Francisco de Paiva Ramos,
pelo ofício 605 de 25 de maio de 1903, sugeriu a elevação da linha
entre São Cristóvão e São Diogo, acabando com a travessia das passagens
de níveis das ruas Praia Formosa, Figueira de Melo e São Cristóvão.
Aprovada a idéia, o projeto foi executado pela Seção Técnica da Linha,
sob a chefia do engenheiro Carlos Euler, auxiliado pelo seu colega
Mário Martins Costa. Os trabalhos de elevação da linha, que incluíam
a construção do viaduto metálico por onde ela atravessa o Mangue,
perto da Leopoldina, tiveram início em 1905, sendo chefe da linha
o engenheiro José de Andrade Pinto. Com a elevação, São Diogo perdeu
a sua importância, e surgiu a estação de Lauro Muller, nome do ministro
da Viação da época, que inaugurou a obra com Afonso Pena, presidente
da República."
Na verdade, em 1999 o nome da estação ainda era Lauro
Muller, como se pode ver numa das fotos abaixo. Poucos anos mais
tarde, foi renomeada com o nome da praça onde está localizada,
a Praça da Bandeira.
(VEJA AQUI OUTRO ACIDENTE EM LAURO MÜLLER
EM 1912(Illustração Brasileira, 16/8/1912).
ACIMA: Acidente na estação de
Lauro Müller, em 1910, com o trem SC12 - CLIQUE A SEGUIR PARA VER DUAS PÁGINAS SOBRE O ACIDENTE - 1 e 2 (O Malho, 19/3/1910).
1920
AO LADO: Acidente próximo à estação
(O Estado de S. Paulo, 20/4/1920) |
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1921
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 25/7/1921) |
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1931
AO LADO: Acidente na estação
de Lauro Muller (O Estado de S. Paulo, 4/7/1931)
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1935
AO LADO: Mais um acidente na estação
de Lauro Muller (O Estado de S. Paulo, 11/10/1935) |
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ACIMA: Quem foi Lauro Muller
(Folha de S. Paulo, 30/7/1966).
(Fontes: Mauricio Torres; Silvio Deodono; Victor
A. Ferreira; Revista CNT, 1999; O Malho, 1910; Manchete, 1957; Max
Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Lauro Muller em 1910 (Jornal do Brasil, 1910). |
Ponte dos Marinheiros, anos 1940. Foto cedida por Mauricio Torres |
A estação, provavelmente anos 1950, com o distico
"Lauro Müller". |
O trem parado em Lauro Muller, em 1999. Foto da revista da CNT,
1999 |
Estação da Praça da Bandeira, 12/2002.
Foto Silvio Deodono |
A estação em 05/2005. Foto Victor A. Ferreira |
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Atualização:
02.09.2020
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