|
|
E. F. Vitória
a Minas (1910-1923)
E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1994) |
SANTO
HIPÓLITO
Município de Santo Hipólito,
MG |
Ramal de Diamantina - km 891,175
(1928) |
|
MG-1250 |
Altitude: 509 m |
|
Inauguração: 21.12.1910 |
Uso atual: sede da EMATER |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Diamantina, que alcançava esta cidade saindo da estação
de Corinto, na Linha do Centro da EFCB, foi aberto entre os anos de
1910 e 1913 pela E. F. Vitória a Minas, que, depois, em 1923
o repassou à Central do Brasil. Ele funcionou até o
início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados.
Oficialmente o trecho somente foi suprimido pela RFFSA em 1994, mas
segundo consta os trilhos já teriam sido arrancados antes disso... |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Santo Hipólito foi aberta em 21/12/1910. Ou teria sido antes, em 14 de setembro (ver caixa abaixo)?
A cidade já tinha um porto fluvial, onde o Barão de Guaicuhy
tinha uma frota de vapores que seguiam até Sabará
e outras cidades onde o rio era navegável.
O municipio foi criado, desmembrado do de Corinto, em 1962.
Em 2012, o rio das Velhas ali recebia o esgoto da cidade, estava assoreado
e morto. A estação, sem trilhos, estava ainda ali, conservada
e servindo de sede para a EMATER e de biblioteca municipal.
Em
8 de abril de 1909, o jornal O Estado de S. Paulo publicava
que "após dezoito annos de interrupção
da navegação a vapor no rio das Velhas, começa
hoje a navegar entre os portos da Senhora da Glória,
Santo Hippolito e Brejo, até a estação
Beltrão ou Bocca da Matta, à margem da Estrada
de Ferro Central, o primeiro rebocador a avapor da 'Empresa
Industrial do Rio das Velhas', que alli explora madeiras"
(O Estado de S. Paulo, "Há Um Século",
8/4/2009). Em 27 de agosto de 1910, uma notícia do
mesmo jornal informava que o trecho de linha de Corinto a Santo
Hipólito já estava pronto. A estação,
porém, consta como inaugurada somente em dezembro desse ano. |
1909-10
AO LADO: Notícias
da estação, quando o ramal ainda
estava em construção pela E. F. Vitoria-Minas
|
|
1910
AO LADO: Inauguração da estação marcada para 14 de setembro. Porém, parece que foi adiada para o dia 21 de dezembro (O Estado de S. Paulo, 11/09/1910). |
|
1923
AO LADO: Incorporação
da estação à Central do Brasil (O Estado
de S. Paulo, 24/1/1923).
|
|
1934
AO LADO: Trem cai da ponte próximaa Santo Hipolito (O Estado
de S. Paulo, 11/8/1934). |
|
1939
AO LADO: Enchentes na região
da estação (O Estado de S. Paulo, 28/1/1939).
|
(Fontes: Pedro Paulo
Rezende; João Batista Filho; O Estado de S. Paulo, 1909, 1910,
1923 e 1939; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; http://biblioteca.ibge.gov.br,
entrada em 8/4/2009) |
|
|
|
|
|
|
A estação de Santo Hipólito em 2002. Foto
Pedro Paulo Resende |
A estação em 2009. Foto João Batista Filho
|
A estação em 2012. Foto João Batista Filho
|
|
|
|
|
Atualização:
28.06.2019
|
|