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E. F. Vitória
a Minas (1910-1923)
E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ROÇA
DO BREJO
Município de Santo Hipólito,
MG |
Ramal de Diamantina - km 874,665
(1928) |
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MG-4283 |
Altitude: 548 m |
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Inauguração: 28.05.1910 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Diamantina, que alcançava esta cidade saindo da estação
de Corinto, na Linha do Centro da EFCB, foi aberto entre os anos de
1910 e 1913 pela E. F. Vitória a Minas, que, depois, em 1923
o repassou à Central do Brasil. Ele funcionou até o
início dos anos 1970, quando teve os trens de passageiros desativados.
Oficialmente o trecho somente foi suprimido pela RFFSA em 1994, mas
segundo consta os trilhos já teriam sido arrancados antes disso... |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Roça do Brejo foi aberta em 1910. Em 1923 foi incorporada
à Central do Brasil.
O pequeno bairro fica hoje logo à esquerda e
muito próximo da Estrada Real, uma atração turística
desenvolvida para que se siga, pelo menos em teoria, o antigo traçado
dos tropeiros que buscavam ouro e pedras preciosas em Minas Gerais
que depois eram levados aos portos de Parati e Rio de Janeiro
durante o século XVIII.
Não tenho idéia da atual situação da antiga
estação, desativada por volta de 1970, junto com o ramal
de Diamantina.
ACIMA:
No dia da inauguração da estação de
Roça do Brejo, 28 de maio (publicação em O Malho, 25/6/1910), um mês depois do evento
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1910
AO LADO: Inauguração da estação pela EFVM, Central do Brasil em 28 de maio, mesmo dia da inuaguração da estação de Pirapora pela EFCB - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Paiz, RJ, 25/5/1910). |
ACIMA: Horarios do novo trem Curralinho (Corinto) - Roça do Brejo e vice-versa em 1910, a partir de 28 de maio (O Paiz, RJ, 27/5/1910).
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1923
AO LADO: Incorporação
da estação à Central do Brasil (O Estado
de S. Paulo, 24/1/1923).
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1925
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 19/12/1925).
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"O
trem (do ramal de Diamantina) era a mola-mestra da economia
daqueles lugarejos. Saindo de Corinto, passava-se em Santo Hipólito,
Roça do Brejo, Monjolos, Rodeador, Conselheiro Matta, Barão
de Guaicuy e finalmente Diamantina. Excluindo Corinto e Diamantina,
esses povoados dependiam 100% do trem. Não havia carros, tampouco
estradas. Só trilhas de carro-de-boi e tropas de burro. Todo
transporte de carga e de passageiros é a ferrovia que absorvia.
Ninguém ali pensava em viver sem o trem" |
AO LADO: Por Arnaldo
de Rodeador, site www.gemasdaterra.org.br, entrada em 10/4/2009).
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(Fontes: Daniel Gentili; O Malho, 1910; O Estado
de S. Paulo, 1923 e 1925; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
14.03.2021
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