|
|
E. F. Central do
Brasil (n/d -1975)
RFFSA (1975-1996) |
GUSA
Município de Barão de Cocais,
MG |
Ramal de Nova Era - km |
|
MG-0148 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: abandonada (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada de
Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de Ferro
Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação em seus
relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal passou
a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de Nova
Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F. Vitória
a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal já nos
anos 1940, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto à
questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Gusa tinha como último prédio um de estilo
modernoso, bem RFFSA. Ela poderia ser a mesma estação que
Henrique Fleiuss, mas não consegui nenhuma comprovação.
(Fonte: Julio Cesar Eusebio Alves; J.H.E.Buzelin) |
|
|
|
A estação de Gusa, já abandonada, em setembro
de 1993. Foto José Emilio Buzelin |
A estação em 15/09/2021. Foto Julio Cesar Eusebio Alves
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.05.2022
|
|