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E. F. Central do
Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARÃO
DE COCAIS
(antiga MORRO GRANDE)
Município de Santa Barbara, MG |
Ramal de Nova Era - km 648,270
(1960) |
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MG-0141 |
Altitude: 749 m |
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Inauguração: 24.05.1911 |
Uso atual: abandonada (2003) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada
de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de
Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação
em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal
passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de
Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F.
Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal
já nos anos 40, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto
à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barão de Cocais original tinha o nome de Morro
Grande e foi aberta em 1911.
Em 1928, atendia ao distrito de Morro Grande.
Mais tarde, em uma das diversas modificações pelas quais
passou o ramal, mudou de lugar, já com o nome atual, e tinha
um pátio de cargas, que passou a ser operado pela EFVM.
Estava abandonada em 2003, depois de desativada em 1996, com a abertura
da variante Henrique Fleiuss-Costa Lacerda.
Está no antigo leito da ferrovia (ramal de Nova Era), pois logo a frente tem uma placa com passagem de nível e uma passagem para pedestres sobre o antigo leito.
Em 2023 estava aberta como estação, em local diferente, como parada de passageiros na linha da EFVM, que havia passado a operar desde Belo Horizonte já nos anos 1990, com a variante citada.
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1930
AO LADO: Acidente
na estação de Morro Grande (escrita de forma
errada no artigo) em 1930 (Correio Paulistano, 10/6/1930).
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ACIMA: Em 1925, implantam-se altos-fornos
em Morro Grande, hoje Barão de Cocais, com o nome de Cia. Brasileira
de Usinas Metalúrgicas e capital de Hime & Cia., associado a Luís
Ribeiro Pinto, e uma laminação de pequenos perfis em São Gonçalo,
RJ. A fotografia é de 1931. A linha vista em primeiro plano
é do ramal de Nova Era (Anuário dos Diários Associados,
1931 - acervo Ralph Mennucci Giesbrecht).
ACIMA: Mapa de 1948 mostrando a linha na região de Barão de Cocais. Veja
que a estação ainda aparece no mapa com o nome de Morro
Grande, mas a cidade jã tem o nome atual. PARA VER UMA AREA
MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA (Arquivo Publico Mineiro).
(Fontes: Pedro Paulo Rezende; Arquivo Publico Mineiro; Correio
Paulistano, 1930) |
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Já com o símbolo da E. F. Vitoria-Minas, a estação
de cargas de Barão de Cocais, em 2003, já desativado.
Foto Pedro Paulo Resende |
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Atualização:
27.02.2023
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