|
|
E. F. Rio Doce (c.1900-1910)
E. F. Central do Brasil (1911-1969) |
CAMPO
ALEGRE
(antiga CARLOS FILGUEIRAS)
Município de Santos Dumont, MG |
Ramal de Mercês - km 332,179
(1928) |
|
MG-3974 |
Altitude: 834 m |
|
Inauguração: 02.07.1911 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTÓRICO DA LINHA:
O ramal de Mercês foi aberto por volta de 1900 pela E. F. do
Rio Doce, ligando a estação de Palmyra (Santos Dumont)
a Oliveira Fortes, e prolongado em 1914 quando alcançou a cidade
de Mercês. Originalmente, era a E. F. João Gomes ao Rio
Doce, adquirida pela Central em outubro de 1910. Inicialmente seu
nome foi Ramal de Piranga, pois pretendia chegar até essa cidade,
ligando o ramal ao ramal da Ponte Nova, cuja linha distava pouco mais
de 40 km de Mercês. Tal nunca foi feito e o nome do ramal passou
a ser o da sua cidade final. Foi suprimido em 28/02/1969. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Carlos Filgueiras teria sido aberta por volta de 1900, ainda
pertencente à Estrada de Ferro do Rio Doce.
Em 1928 já se chamava Campo Alegre, segundo o que é
lido a seguir: "(Campo Alegre) é o nome da fazenda
existente na localidade. e que se transmitiu à estação,
(e) provém, por certo, da topografia do terreno circunjazente.
De fato, a estação está situada em pequena várzea,
de horizonte restrito, mas alegre. A estação está
localizada na povoação do mesmo nome e serve à
povoação de Cidreira (...) que fica à vista,
à direita do trem (...), que é, por assim dizer, um
complemento daquela; serve também à povoação
de Mandembo, a sudeste. Logo ao partir de Campo Alegre, avista-se,
em frente, a serra do Japão. Seiscentos metros além
de Campo Alegre o trem transpõe pela segunda vez o rio do Bicho,
na ponte do Araçá, de 6 m" (Max Vasconcellos,
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928, pp. 352-353).
Max Vasconcellos não citava o nome de Carlos Filgueiras
em 1928, mas, até 1933 pelo menos, este era o nome encontrado
no Guia Levi deste ano. Em 1940, no entanto, estes guias já
citavam o nome de Campo Alegre.
A estação e o ramal foram fechados em 1969.
"Informações de moradores do local dão conta de ter se tratado
de uma estação. Já foi demolida. O único indício de sua existência
é a plataforma. Residências foram construídas em seu lugar"
(Carlos Latuff, julho de 2008).
Tatiana Campos, de Juiz de Fora, esclarece em 29/1/2011
que a estação ainda estava em pé em dezembro
de 1996 e enviou as fotografias, reproduzidas ao pé desta página:
"Esse terreno (com a estação) era do meu avô
Alberto Alves dos Santos (Falecido em 1993). Hoje nesse terreno moram
os filhos do Alberto Alves dos Santos. O meu avô materno Alberto Alves
dos Santos (falecido), meus bisavôs José Honorio de Castro (falecido)
e José Alves dos Santos (falecido), tio-avô Antônio de Lima Campos
(falecido), Meu tio Francisco Misack Campos (falecido) e outros trabalharam
na ferrovia de Santos Dumont a Oliveira Fortes".
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - sempre trens mistos - pararam nesta estação
de 1911 a 1969. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Oliveira Fortes, em 1967. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em fevereiro de 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Tatiana Aparecida Campos; Carlos Latuff;
___: Estrada de Ferro Central do Brasil, 2o volume, 1902; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928, pp. 352-353;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação de Campo Alegre já desativada
mas ainda em pé em 28/12/1996. Foto Tatiana Aparecida
Campos |
A estação de Campo Alegre já desativada
mas ainda em pé em 28/12/1996. Foto Tatiana Aparecida
Campos |
A estação de Campo Alegre já desativada
mas ainda em pé em 28/12/1996. Foto Tatiana Aparecida
Campos |
Como em Boa Sorte, a plataforma da estação já
demolida suporta casas mais recentes. Foto Carlos Latuff em
julho de 2008 |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.05.2017
|
|