|
|
E. F. Central do
Brasil (1923-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LAVRAS
VELHAS
Município de |
Ramal de Ponte Nova - km 582,950
(1928) |
|
MG-0558 |
Altitude: 627 m |
|
Inauguração: 01.12.1923 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da
estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então
capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio
de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e
1926, é que foi construído o trecho que chegaria até
Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964,
o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda
havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte
Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas.
Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Lavras Velhas foi inaugurada em 1923. O local foi ponto
terminal da linha durante alguns anos, quando da construção do ramal.
Foi desativada por volta dos anos 1950.
O prédio já foi demolido.
Na foto abaixo, ao fundo, ainda se pode ver a caixa dágua da estação.
Segundo Max Vasconcelos, o nome vem de uma fazenda da região.
Pouco depois desta estação, a linha corta os rios do Peixe e dos Pincéis.
Em 2003, seis anos depois da foto abaixo, o mato já cobria
os trilhos em toda essa parte do ramal.
|
1923
AO LADO: Trens mistos até a estação
(O Estado de S.
Paulo, 14/6/1923).
|
|
1923
AO LADO: Quase seis meses depois e a ordem de que os trens
mistos fossem a Lavras Velha ainda não havia sido atendido
(O Estado de S.
Paulo, 5/12/1923).
|
|
1923
AO LADO: Quase
seis meses depois e a ordem de que os trens mistos fossem
a Lavras Velha ainda não havia sido atendido
(O Estado de S.
Paulo, 5/12/1923).
|
|
1931
AO LADO: Descarrilamento em Lavras Velhas (O Estado de S.
Paulo, 13/11/1931). |
|
1931
AO LADO: Outro descarrilamento em Lavras Velhas (O Estado de S.
Paulo, 24/11/1931). |
(Fontes: Pedro Paulo Resende; O Estado de S.
Paulo, 1923) |
|
|
|
A plataforma da estação em 1997. Foto Pedro Paulo
Rezende |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.05.2019
|
|