|
|
E. F. Central do
Brasil (1923-1964)
E. F. Leopoldina (1964-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIBEIRÃO
DO CARMO
Município de Mariana, SP |
Ramal de Ponte Nova - km 578,270
(1928) |
|
MG-0805 |
Altitude: 640 m |
|
Inauguração: 18.02.1923 |
Uso atual: Secretaria da Educação (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Ponte Nova foi construído em 1887 e 1888 para, da
estação de Burnier, se atingir Ouro Preto, então
capital da Província, de forma que ela se ligasse com o Rio
de Janeiro por via férrea. Somente mais tarde, entre 1914 e
1926, é que foi construído o trecho que chegaria até
Ponte Nova. Por uma resolução da RFFSA, RI-51 de 2/6/1964,
o ramal passou a ser operado pela Leopoldina. Até 1980 ainda
havia trens mistos percorrendo o ramal. Atualmente o ramal da Ponte
Nova está desativado, tanto para passageiros como para cargas.
Seus trilhos foram praticamente todos arrancados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Ribeirão do Carmo foi inaugurada em 1923.
"A estação está ocupada (não consegui contato com o ocupante)
e inteira, apesar de mal conservada. A plataforma é curiosamente enorme,
deve ter uns 70/80m. Os trilhos e dormentes foram recentemente arrancados,
mais provavelmente roubados (Gutierrez L. Coelho, 2004)".
Em 2021, restaurada, estava sendo usada pela Secretaria da Educação do município.
Em 2023, pela foto mais abaixo, era um prédio ainda muito bem conservado. Seria ainda usada pela secretaria citada?
|
1923
Trens diarios até Ribeirão
do Carmo (O Estado de S. Paulo, 8/6/1923). |
ACIMA: A estação em 5/4/2023. Foto Raul Richard).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho, 2004; Marcelo Lordeiro;
Julio Cesar Alves, 2016; O Estado de S. Paulo, 1923) |
|
|
|
A estação nos anos 1920. Foto cedida por Marcelo
Lordeiro, Rio de Janeiro, RJ |
A estação, em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
|
A estação, em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho
|
A estação, em 06/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em março de 2016. Foto Julio
Cesar Alves |
|
|
|
|
|
Atualização:
06.06.2023
|
|