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E. F. Dom Pedro
II (1875-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RETIRO
Município de Juiz de Fora, MG |
Linha do Centro - km 266,277 (1928) |
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MG-0516 |
Altitude: 623 m |
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Inauguração: 30.12.1875 |
Uso atual: desconhecido (2008) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Retiro foi inaugurada em 1875.
A estação atual é uma construção
provavelmente dos anos 1960, que substituiu a original, vista no pé
da página no ano de 1915. A localidade atualmente é
um bairro de Juiz de Fora.
Até 1998 paravam aqui os trens do Xangai, trem de passageiros
regional que ligava Matias Barbosa a Benfica,
dentro do município de Juiz de Fora.
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1894
AO LADO: Acidente com morte na estação do Retiro (O
Estado de S. Paulo, 11/04/1894). |
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1897
AO LADO: Acidente na estação (O
Estado de S. Paulo, 22/01/1897). |
ACIMA: O tráfego da estação
havia aumentado em 1916? Por que teria sido? (O Estado de S. Paulo,
26/2/1916).
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1938
AO LADO: Acidente na estação em 1938 (O
Estado de S. Paulo, 23/11/1938).
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1938
AO LADO: Outro acidente
na estação em 1938 (O Estado de S. Paulo, 31/12/1938).
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1939
AO LADO: Acidente na estação,
agora em 1939 (O Estado de S. Paulo, 14/1/1939).
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ACIMA: (esquerda) O túnel do Retiro
em 2006, próximo à estação do Retiro.
Túnel ou viaduto? A verdade é que ele é conhecido
por esse nome - "Túnel do Retiro". (direita) O túnel em 2009, visto do outro lado (Fotos Jorge A. Ferreira).
(Fontes: Jorge Alves Ferreira; Albino Esteves:
Álbum de Juiz de Fora, 1915; O Estado de S. Paulo, 1938 e 1939;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928) |
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A estação do Retiro em 1915. Foto do Álbum
de Juiz de Fora, de Albino Esteves |
A estação em 02/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
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Antiga caixa d'água da estação em 02/2003.
Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 02/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 02/2003. Foto Jorge Alves Ferreira
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A estação em 02/2003. Foto Jorge Alves Ferreira |
A estação em 2008. Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
10.07.2020
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