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E. F. Central do
Brasil (anos 1970)
RFFSA (1975-1996) |
MESTRE
IVO
Município de Juiz de Fora, MG |
Linha do Centro - km 261 |
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MG-3056 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos
1970 |
Uso atual: abandonada (2005) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1970 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A parada
Mestre Ivo, localizada entre as estações de Cedofeita
e Retiro, era chamada nos guias de km 261. Era apenas
uma plataforma com cobertura e uma parede na parte traseira.
Em frente a essa parada, abandonada em 2005, havia trilhos de um desvio
utilizado pelo falecido trem Xangai. Ela era realmente utilizada
apenas nesse trem de subúrbios de Juiz de Fora (Matias
Barbosa - Benfica), que existiu desde os anos 1960 até
1996, quando foi extinto.
AO LADO: Em 1939, a parada ainda nem
existia, mas nela, ou próximo a esse ponto, ocorreu
um acidente ali, de acordo com jornal da época (O Estado
de S. Paulo, 3/1/1939).
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(Fontes: Carlos Latuff; O Estado de S. Paulo, 1939;
Guias Levi, 1932-1984) |
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A parada em 2001. Foto Jorge Ferreira |
Parada de Mestre Ivo, em 05/2005. Foto Carlos Latuff |
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Atualização:
03.05.2017
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