|
|
E. F. Central do
Brasil (1945-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JANAÚBA
Município de Francisco Sá (1945-1948)
Município de Janaúba, MG (1948-) |
Linha do Centro - km 1.262,761
(1960) |
|
MG-0606 |
Altitude: 515 m |
|
Inauguração: 12.07.1945 |
Uso atual: estação da FCA (2005) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1960? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: Em 1933,
a atual cidade de Janaúba era um simples lugarejo com
residências rurais, de nome Gorutuba, pertencente ao
município de Brejo das Almas, hoje Francisco Sá.
Com a urbanização, promovida não muito depois,
o local passou a se chamar Gameleira, e finalmente, com a chegada
do trem, Janaúba, nome dado pelo engenheiro da Central
do Brasil, Demóstenes Rochert.
Tornou-se município em 1948.
A estação foi aberta em 1945 e por algum tempo - de
1945 a 1947 - funcionou como ponta de linha, até ser completada
a linha para Monte Azul. Era um prédio diferente do
atual, nos moldes de várias das estações daquele
prolongamento. O prédio atual tem linhas mais modernas, tendo
sido construído no tempo da RFFSA, em data não localizada
- provavelmente final dos anos 1960.
O trem de passageiros, o Trem do Sertão, passou por
lá desde 1945 até seu fim, em 1996. É revoltante
saber que acabaram com um trem que transportava tantas pessoas na
época de sua desativação, e que tanto dava emprego
na região, através do pessoal que vendia toda sorte
de alimentos e outros objetos nas estações dessa linha.
Em 2005, Janaúba era uma das estações
operacionais da FCA, onde funcionava um escritório da ferrovia. O
prédio tinha a sua plataforma abraçada por uma tela, protegendo
contra os ladrões que roubavam os equipamentos do escritório em funcionamento.
A tela foi recomendada pela polícia local, de acordo com funcionários
que ali trabalhavam.
ACIMA: Parte do município
de Janauba nos anos 1950, com a linha do Centro da EFCB cortando-o
de sudoeste a noroeste e mostrando a estação e cidade de Janaúba no centro-direita do mapa
(IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
IX, 1960).
ACIMA: A estação original de Janaúba
e o trem inaugural do prolongamento da linha até Montes Claros,
em setembro de 1947 (Ilustração Brasileira, 10/1947).
(Fontes: Alberto Fernandes de Oliveira; Tarcisio
de Souza; Ilustração Brasileira,
1947; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXV, 1959; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1947, dia de sua inauguração.
Ilustração Brasileira, 10/1947 |
Estação original de Janaúba, c. 1950. Foto
da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol.
XXV, 1959, p. 339 |
Em 1995, a plataforma de Janaúba lotada de pessoas esperando
pelo Trem do Sertão. Foto Tarcisio de Souza |
A estação em 2005. Foto Alberto Fernandes
de Oliveira |
A estação em 2005. Foto Alberto Fernandes de Oliveira
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.11.2022
|
|