|
|
E. F. Central do
Brasil (1897-1975)
RFFSA (1975-1996) |
DR.
SÁ FORTES (antiga REGISTRO)
Município de Antonio Carlos, MG |
Linha do Centro - km 368,426 (1928) |
|
MG-0429 |
Altitude: 1.039 m |
|
Inauguração: 15.08.1897 |
Uso atual: abandonada (2019) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Doutor Sá Fortes foi inaugurada em 1897, com o nome
de Registro.
Em 4 de setembro de 1899 o posto foi elevado a
estação, ainda com o nome original (Memória
Histórica da EFCB, 1908, p. 489).
O seu nome atual (que
já estava adotado em 1928, segundo Max Vasconcellos)
deriva do dr. Carlos de Sá Fortes, fazendeiro do local
na época da construção da linha.
"A estação,
hoje, está abandonada, não havendo forma alguma de monitoramento que
previna o uso do espaço por moradores de rua em busca de abrigo. As
pichações estão presentes, a tinta desbotou, e parte das telhas que
permanece no local apresenta risco iminente de queda" (Condensado
de A Tribuna de Minas, 6/12/2006). Em 2019 permanecia em péssimo estado.
A estação tem
o mesmo nome do distrito, hoje pertencente ao município de
Antonio Carlos.
ACIMA: A estação em 8/10/2019 (Foto Alex de Lima).
(Fontes: Gutierrez L. Coelho; Jorge A. Ferreira;
Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928;
A Tribuna de Minas, 2006; Memória Histórica da EFCB,
1908; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-80) |
|
|
|
A estação de Sá Fortes, em 03/2001. Foto
Jorge A. Ferreira |
AA estação em 02/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em 07/2011. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em outubro de 8/10/2019. Foto Alex de Lima |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.10.2019
|
|