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E. F. Dom Pedro
II (1880-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARBACENA
Município de Barbacena, MG (Veja
a cidade) |
Linha do Centro - km 378,236 (1928) |
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MG-0373 |
Altitude: 1.135 m |
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Inauguração: 27.06.1880 |
Uso atual: pertence à Prefeitura (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931 |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: O Eng.
Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, foi empreiteiro
na construção do trecho João Ayres-Barbacena.
A estação ferroviária original foi inaugurada em 27 de junho de 1880,
sob a administração do Eng. Herculano Veloso Ferreira Pena,
tendo sido demolida quando, em 15/11/1931, foi inaugurada a atual
estação, construída pela firma Dolabela, Portela & Cia.
Daqui saía, desde 1910, um dos entroncamentos da linha do
Paraopeba, da antiga E. F. Oeste de Minas, que, embora até
1931 possuísse sua própria estação, a
partir daí passou a dividir a nova estação da
Central. Esse ramal tinha a bitola de 0,76 m e parte dele encontra-se
em operação até hoje, entre Tiradentes
e São João D'El Rey, para fins turísticos.
Parou de funcionar (a partir de Barbacena) em 1966.
Os trens de passageiros da RFFSA não param em Barbacena
desde o fim do lendário trem Vera Cruz, em 1991.
(Veja também BARBACENA-EFOM)
ACIMA: Noticia da inauguração
da estação de Barbacena em 1880, nos dias 26 e 30 de
junho desse ano - CLIQUE SOBRE ELA PARA VÊ-LA INTEIRA
(Gazeta de Notícias).
1880
AO LADO: Com a inauguração da estação, melhores hoteis para a cidade (A Provincia de S. Paulo, 16/3/1880). |
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ACIMA: A estação de Barbacena, a original, em 1881 (Colecção
de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881).
1892
AO LADO: Posição geográfica de três estações deve ser alterada - Barbacena, João Gomes e Juiz de Fora (O Estado de S. Paulo, 3/6/1892). |
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1897
AO LADO: Acidente em Barbacena (O Estado de S. Paulo, 21/2/1897). |
ACIMA: Estação
de Barbacena - sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Hora de trocar - a construção da estação
nova tendo ainda a antiga funcionando à sua frente (Autor desconhecido
- data provável: 1930).
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1933
AO LADO: Descarrilamento
na estação (O Estado de S. Paulo, 26/2/1939). |
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1939
AO LADO: Acidente
na estação (O Estado de S. Paulo, 1939).
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ACIMA: Estação de Sanatório, em 1945 (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de Barbacena por volta de 1955 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXIV, 1959, p. 136).
ACIMA: A estação em 2016 (Foto Fernando Marietan).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2006; Fernando Marietan, 2016;
Julio Alves, 2019; Jorge A. Ferreira, 2001; Daniel Guimarães, 2001; José E. Buzelin;
Alexandre Linhares Giesbrecht, 2004; Bruno Campos, 2004; Cláudio Luiz Nascimento
Bomfim; O Estado de S. Paulo, 1939; Colecção de 44 vistas photográphicas
da Estrada de Ferro Pedro 2º, 1881; Gazeta de Noticias, 1880; Cidade
de Barbacena, 1898; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Estação original de Barbacena, sem data. Cartão
postal |
A estação de Barbacena, em 03/2001. Foto Jorge
A. Ferreira |
A estação de Barbacena, em 03/2001. Foto Daniel
Guimarães |
Entrada da estação, em 03/2001. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação de Barbacena, em 03/2001. Foto Jorge
A. Ferreira |
Locomotiva U6B na estação de Barbacena, em 03/2001.
Foto Daniel Guimaraes |
O trem da MRS passa pela abandonada plataforma de Barbacena,
em 01/2004. Foto Bruno Campos |
Fachada da estação, em 02/2004. Foto Alexandre
Linhares Giesbrecht |
Placa da estação suspensa na cobertura ao lado
norte do prédio da estação. Foto Ralph
M. Giesbrecht em 9/12/2006 |
Emblemas sobre a porta da fachada da EFCB e da EFOM. Foto Ralph
M. Giesbrecht em 9/12/2006 |
Atual escritório da MRS, ao lado da estação,
sentido norte. Foto Ralph M. Giesbrecht em 9/12/2006 |
Plataformas da estação vistas no sentido sul.
Foto Ralph M. Giesbrecht em 9/12/2006 |
A estação em 02/2019. Foto Julio Alves |
A estação em 02/2019. Foto Julio Alves |
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Atualização:
20.11.2022
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