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E. F. Central do
Brasil (1938-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CORONEL
FELÍCIO LIMA
Município de Juiz de Fora, MG |
Linha do Centro - km 287,146 (1960) |
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MG-4085 |
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Inauguração: 1938 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Coronel Felício Lima foi inaugurada em 1938 no km
287,150 da Linha do Centro. Conhecida popularmente como "Paradinha
da FEEA", por situar-se em frente à antiga Fábrica de Estojos
e Espoletas de Artilharia do Exército Brasileiro, hoje denominada
Imbel-Juiz de Fora, e servir aos seus trabalhadores quando existia
o Trem Xangai. Próximo à estação saía um pequeno ramal que
servia à indústria de material bélico, conforme pode ser visto
à esquerda da fotografia. Este ramal foi removido no final da década
de 1980. Em 1980 a parada teve seu pátio aumentado para a inclusão
da segunda linha. Pouco tempo depois, em 1986, voltou
ACIMA: Fotografia tirada em 1980, quando estavam
colocando linha dupla no trecho da estação de Coronel
Felício Lima, que aparece à direita. ABAIXO: O desvio
que saía para a IMBEL. Ele já não existe mais
hoje. Onde existe um caminho quase imperceptível cruzando a
linha, atrás dos operários, é hoje uma passagem
de nível. Logo além, a estação, hoje demolida.
A foto é de 1980 (Fotos Manoel Monachesi).
a
ter linha singela. O prédio da estação foi demolido quando da construção
do Acesso Norte de Juiz de Fora e só restou a plataforma, hoje
encoberta pela vegetação. Atualmente, tem sua importância por se realizar
ali a troca de equipagem da MRS Logística, já que se localiza próximo
a Escala de Maquinistas, que fica na estação Benfica (km 288,58)
e por que as longas composições podem parar sem interromper nenhuma
passagem de nível. "Tentei fazer fotos atuais no mesmo ângulo
que o Manoel fez em 1980, mas a vegetação atualmente encobre a FEEA
e a plataforma da estação" (Jorge A. Ferreira, 06/2008).
Atualmente, há uma passagem de nível após a estação, que não havia
em 1980.
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Manuel Monachesi; Ramon
Brandão; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928) |
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A estação nos anos 1960. Acervo Ramon Brandão |
A estação de Coronel Felicio Lima, em 1980. Foto
Manoel Monachesi |
A estação de Coronel Felicio Lima, em 1980. Foto
Manoel Monachesi |
A plataforma da estação hoje encoberta pelo mato,
em junho de 2008. Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
22.10.2011
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