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E. F. Central do
Brasil (1896-1966) |
ALFREDO
VASCONCELLOS
Município de Alfredo Vasconcellos,
MG |
Linha do Centro - km 389,567 (1928) |
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MG-0372 |
Altitude: 1.043 m |
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Inauguração: 01.02.1896 |
Uso atual: Casa da Cultura (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Alfredo Vasconcellos foi inaugurada em 1896. Alfredo
de Barros Vasconcellos foi um engenheiro residente da ferrovia,
morto em um acidente na Serra do Mar. O povoado que se tornou município
quase cem anos mais tarde (1992), originou-se por causa da instalação
da estação. Cerca de três quilômetros para
a frente desta estação, existia, em 1928, uma cerâmica
com um estribo particular, à esquerda da linha. Em 1950 é inaugurada
a
variante entre as estações de Barbacena e Carandaí, via Simão Tamm, já que o traçado original
via Ressaquinha era muito sinuoso e de rampas fortes. A estação
foi desativada pois ficou fora da linha, e os trilhos foram retirados
na segunda metade dos anos 1960. Em 1968 o trem já
não passava por ali, depois de, inicialmente, ter sido
dada aos passageiros as duas opções: pela linha
velha e pela variante, como se podia fazer até 1966. O povoado tornou-se município
em 1992, desmembrando-se do município de Ressaquinha.
O antigo prédio hoje (2009) abriga a Casa da Cultura e está
localizado próximo à sede da Prefeitura. Serve como local de reuniões
dos artesãos e a cursos de artesanato e trabalhos manuais,
além de ter ali instalada a biblioteca pública municipal.
ACIMA: Notícia sobre um desastre ocorrido
em 1939 na estação de Alfredo Vasconcellos (Folha da
Manhã, SP, 26/9/2009).
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1940
AO LADO: Acidente na estação
(O Estado de S. Paulo, 14/2/1940). |
ACIMA: Viaduto de pedras próximo
à antiga estação de Alfredo Vasconcellos na linha
original desativada por volta de 1970, com os trens todos passando
a trafegar na variante do Carandaí. A construção
deste viaduto deve datar do início dos anos 1880 (Foto Gutierrez
L. Coelho em 2003).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1896 a 1966. Veja aqui
horários em 1948
(Guias Levi). |
(Fontes: Renato Bianchetti Azevedo; Gutierrez
L. Coelho; Jorge A. Ferreira; Pedro Paulo Rezende; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guias Levi, 1932-79) |
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A estação de Alfredo Vasconcellos, em 03/2001.
Foto Jorge A. Ferreira |
A estação de Alfredo Vasconcellos, em 16/02/2002.
Foto Pedro Paulo Rezende |
A estação em 2013; Foto Jorge A. Ferreira |
A estação de Alfredo Vasconcellos, em 03/11/2015.
Foto Fernando Marietan
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Atualização:
07.10.2019
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