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Barão Ataliba Nogueira
Eleutério
Sapucaí
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ramal de Itapira-1950
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2014
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1891-1971)
FEPASA (1971-1990) |
ELEUTÉRIO
Município de Itapira, SP |
Ramal de Itapira - km 46,086 |
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SP-0135 |
Altitude: 676 m |
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Inauguração: 19.09.1891 |
Uso atual: industria metalúrgica (2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1891 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal da Penha foi inaugurado em 1882, com 20 quilômetros, até antiga
Penha do Rio do Peixe (Itapira). O trecho de Itapira até Eleutério
foi construído pela E. F. Sapucaí, mas encampado pela Mogiana, que
não concordou com a posição de ceder sua zona privilegiada. Em 1891,
o ramal, agora de Itapira, já chegava a Eleutério. Em 1898, chegou
a Sapucaí, já em Minas Gerais, onde se encontrava, agora sim, com
a E. F. Sapucaí. O transporte de passageiros durou até 1976, e cargas
passaram até uns dez anos depois. Com a supressão da linha mineira,
o ramal perdeu a função e foi desativado, tendo seus trilhos sido
retirados em 1990, já abandonados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Eleutério foi aberta em 19 de setembro de 1891. Esta é a data citada pelo Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil. O jornal O Estado de São Paulo, no entanto, citou a data de 13 de outubro do mesmo ano (ver caixas abaixo, de 1891). Por que as duas datas?
Ficava próxima
à divisa de Minas, pouco antes do rio Eleutério,
tendo sido o trecho após Itapira, incluindo as duas
novas estações, construído pelos empreiteiros
José Monteiro e Joaquim Santiago. A linha da
Mogiana ia até este rio, e após, ficou aguardando a
junção com a E. F. Sapucaí, com a qual
estabeleceria tráfego mútuo.
Em 23/11/1909, o jornal O Estado de S. Paulo noticiava a nomeação
de uma professora substituta em Eleutério, mostrando
que lá já havia uma escola.
Para ler sobre a Revolução de 1932 em Eleutério,
clique aqui.
Muitos moradores da vila, um bairro afastado de Itapira cerca
de dois quilômetros antes da divisa com Minas Gerais, usavam o trem
para estudar em Itapira.
O pátio desta estação era muito grande, e em 1999, quando lá
estive a primeira vez, estava em terraplanagem, ao que parece para
a construção de uma praça no local. O seu pátio tinha um girador
de locomotivas, que já havia sido retirado.
A estação, a uns 1.500 metros da estrada Itatiba-Jacutinga,
à sua esquerda, estava em 2014 descaracterizada, antes ocupada por
uma fábrica de doces e licores, e mais tarde, pela Metalúrgica
Solano. A plataforma de embarque foi coberta e fechada, e as divisórias
internas, todas eliminadas, sobrando apenas parte dos pisos originais
das diferentes divisões. O armazém, maior, fica ao lado, cercado,
sendo depósito de materiais. Também estava descaracterizado.
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1891
AO LADO: Auroriza-se a inauguração das estações de Eleuterio e do Rio do Peixe (Br. Ataliba Nogueira) (O Estado de S. Paulo, 2/10/1891). |
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1891
AO LADO: Inauguração das estações de Eleuterio e do Rio do Peixe (Br. Ataliba Nogueira) (O Estado de S. Paulo, 15/10/1891). |
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1891
À ESQUERDA: Inauguração da estação de Eleuterio. Vejam que a data aqui citada, 13 de outubro, é diferente (por quase um mês) da data oficial, citada no alto da página (O Estado de S. Paulo, 16/10/1891). |
1891
AO LADO: Inauguração do ramal de Itapira até a estação de Eleuterio CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO COMPLETO(O Estado de S. Paulo, 20/10/1891). |
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1891
AO LADO: A estação e a agencia de correio (O Estado de S. Paulo, 31/10/1891). |
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ACIMA: Novo horário dos trens de Mogi-Mirim a Eleuterio em 1894 (O Estado de S. Paulo,
17/5/1894).
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1923
À ESQUERDA: Queriam mudar a baldeação
para a RSM em Eleuterio (O Estado de S. Paulo, 6/3/1923).
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ACIMA: A estação e as tropas
paulistas durante a Revolução de 1932 (Foto A
GAZETA, agosto de 1932 - acervo http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com
- Ricardo Della Rosa).
ACIMA:
Mapa parcial do município de Itapira, mostrando as estações de Barão de Ataliba Nogueira e de Eleuterio em 1958 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. X, 1958).
ACIMA: Esquema do pátio de Eleutério
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores
informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista,
Jundiaí, SP - Reprodução Caio Bourg).
ACIMA: Cabeceiras de pedra da antiga ponte
ferroviária sobre o rio Elleutério, por onde passa a
divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A ponte, metálica,
foi retirada com os trilhos (Foto João Carlos Reis Pinto em
dezembro de 2011).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Luiz J. Lahuerta; Kelso Medici; Ricardo Della Rosa;
http://tudoporsaopaulo1932.blogspot.com; A Gazeta, 1932; O
Estado de S. Paulo, 1909; Cia. Mogiana, Álbum, 1910; Cia. Mogiana,
relatórios oficiais, 1875-1969; Cia. Mogiana: relatório
oficial de estações, 1937; IBGE, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Eleutério, c. 1910. Foto do álbum da Mogiana |
A estação, ainda em atividade, foto sem data.
Acervo Kelso Medici |
A estação em 1982. Foto
Luiz J. Lahuerta |
A estação em 1982. Foto
Luiz J. Lahuerta |
O pátio, em 18/03/1999, com a estação ao
fundo. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Eleutério, em 18/03/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 13/4/2010. Foto João Carlos
Reis Pinto |
A estação em 2014. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
20.11.2020
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