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Atalaia
Dona Luiza
Rosário
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ram. Nova Granada-1950
IGG-SP-1945
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. E. F. São
Paulo-Goiaz (1911-1916)
Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz (1916-1950)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1950-1969) |
DONA LUIZA
Município de Bebedouro, SP |
Ramal de Nova Granada - km 21,754 |
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SP-0110 |
Altitude: 588,100 m |
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Inauguração: 08.05.1911 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A Companhia
Estrada de Ferro São Paulo-Goiaz começou a operar em 1910 ou 1911,
dependendo da fonte, com a intenção de levar os trilhos até Goiás,
partindo da estação de Bebedouro. As linhas também seguiriam dessa
estação da Paulista até a estação de Passagem nos anos seguintes.
Em 1914, a empresa faliu e em 1916 foi constituída a partir da massa
falida, que continuava operando, a Cia. Ferroviária São Paulo-Goiaz.
Nessa altura, a linha seguia de Passagem a Villa Olímpia (Olímpia),
passando por Bebedouro, com um ramal saindo de Ibitiúva a Terra Roxa.
Em 1927, a Paulista comprou todo o trecho entre Passagem e Bebedouro,
incluindo o pequeno ramal; a CFSPG passou a operar apenas o trecho
Bebedouro-Olímpia, que em 1931 foi esticado até Nova Granada. A ferrovia,
de bitola métrica, que deveria cruzar a fronteira próximo a Icem,
na Cachoeira do Marimbondo, nunca passou de Nova Granada nem chegou
a Goiás. Em 1950, a Cia. Paulista a adquiriu e a transformou no ramal
de Nova Granada. Este, depois de receber pesados investimentos durante
os dez anos seguintes, acabou por ter o trecho final (Olímpia-Nova
Granada) suprimido pela Paulista já estatal, em 1966, e em 2/1/1969,
todo a linha restante também foi extinta. Os trilhos e as propriedades
foram arrancados e vendidas pouco tempo depois. Dela pouca coisa restou,
tendo a grande maioria das estações sido demolida. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Dona Luiza foi inaugurada em 1911, dois meses após
a abertura da linha da São Paulo-Goiaz.
A partir de 1950, com
a aquisição da ferrovia pela Companhia Paulista,
passou a fazer parte do ramal de Nova Granada, onde
funcionou até ser rebaixada
a parada
em 1961.
Em 1969, teve os trilhos
retirados.
Nada sobrou da estação ou da vila ferroviária, que
teriam sido demolidas pouco tempo após a desativação.
Sem fotos.
ACIMA: Anuncio de inauguração
da estação de Dona Luiza (O Estado de S. Paulo, 9/5/1911).
ACIMA: Na plataforma da estação de Dona Luiza, provavelmente anos 1940 (Autor desconhecido - extraído do FB).
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1961
À ESQUERDA: O dia em que a estação fechou
e foi rebaixada a parada (O Estado de S. Paulo, 30/9/61). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Revista
SPR: Suplemento especial, 1941; Cia. São Paulo-Goiaz: relatórios
anuais, 1910-18; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1949-69;
IGG-SP, 1945; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
02.08.2019
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