|
|
Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1920-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1972) |
PROPRIÁ
Município de Propriá, SE |
Linha Norte - km 550,390 (1960) |
|
SE-2409 |
Altitude: 17 m |
|
Inauguração: 1920 |
Uso atual: abandonada (2012) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1920? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação
de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887
até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para
a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo
Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920,
às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a
linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972,
quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação
ferroviária direta com o Nordeste. |
|
A ESTAÇÃO: Há divergências
quanto à data da inauguração da linha e da estação
ferroviária de Propriá pela Chemins de Fer francesa.
O IBGE aponta o ano de 1920, cinco anos depois de a linha ter chegado
à estação anterior, Cedron.
Em 1932, já existe a estação nos guias de horários.
O Guia Geral de 1960 aponta o dia 6 de agosto de 1956, já na
administração da VFFLB estatal. Esta última data
está errada: pode ser a data de uma eventual mudança
de local do prédio, ou da construção de um novo.
Realmente, houve duas estações em Propriá,
mas se presume que a segunda, de linhas arquitetônicas típicas
da RFFSA, tenha sido construída apenas na época da entrega
da ponte sobre o rio São Francisco, que se deu em dezembro
de 1972. Muitas dúvidas e nenhuma certeza.
Antes disso, a primeira balsa havia iniciado as operações
em 1963 e a segunda, mais robusta e já chamada de ferry-boat,
veio em 1967.
As fotos conseguidas mostram uma estação pequena e bastante
em acordo com a arquitetura das outras estações construídas
pela Chemins de Fer nos anos 1910 em Sergipe. De qualquer forma, a
estação era originalmente o ponto final da linha Norte
da V. F. F. Leste Brasileiro.
Ali o rio São Francisco, sem ponte ferroviária até
dezembro de 1972, obrigava a tomada de balsas pelos passageiros e
cargas para continuar até o norte do País por via férrea.
Finalmente, no final de 1972, a ponte chegou (é uma ponte rodoferroviária,
a BR-101 - ver fotos ao pé da página) e os
trens da RFFSA puderam fazer a ligação pela linha diretamente.
"Já passei em situações mais drásticas, por exemplo, em Propriá, que o trem da Leste chegou a noite e o da Nordeste só sairia no dia seguinte.
A estação ficava bem longe da cidade e não havia como chamar um taxi (o telefone estava quebrado).
Comida eu tinha, mas tive que dormir na plataforma mesmo, que nem banco tinha (Coaraci Camargo, 17/3/2016).
O prédio da velha estação foi sede do Tiro de
Guerra de Sergipe a partir de 1975, três anos depois de fechar,
substituída pela estação Propriá-nova
em 1972. O fato de a foto ser desse ano mostra que ela - a estação
velha - sobreviveu até a entrega da ponte em dezembro.
A estação ainda servia como sede do Tiro de Guerra em
2010. No final de 2012, estava abandonada, o Exército
a deixara.
(Veja também PROPRIÁ-NOVA)
ACIMA: Barco que conduzia pessoas e cargas
não até Porto Real do Colégio, na outra margem
do rio, em Alagoas, mas a Penedo, também em Alagoas mas rio
abaixo, em 1922 (Revista Illustração Brasileira, setembro
de 1922).
ACIMA: Balsa ferroviária entre Porto Real,
na RFN, e Propriá, na VFFLB (Acervo Flavio Cavalcanti. Sem data).
ACIMA: A estação de Propriá
- a velha - ainda funcionava por volta de 1972, antes da conclusão
e entrega da ponte sobre o São Francisco. Note-se a pobreza
dos que aguardam pelo trem da VFFLB (Geografia Ilustrada, edição
de 1975).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1920 a 1972.
Veja aqui horários em
1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Claudio Vitoriano Rocha; Sydney
Correa; Flavio Cavalcanti; revista REFESA; Illustração
Brasileira, setembro de 1922; Folha de S. Paulo, 26/6/1963;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Propriá, sem data. Autor desconhecido |
Estação de Propriá com o trem. Anos 1950?
Autor desconhecido |
Em dezembro de 1972, finalmente a ponte chegou a Propriá
e ligou a linha da VFFLB à da CFN... |
...do outro lado do rio São Francisco, em Porto Real
do Colégio (Fotos da revista REFESA) |
Estação velha de Propriá em 2007. Foto
Claudio Vitoriano Rocha |
A estação de Propriá em 2012. Foto Claudio
Vitoriano Rocha |
A estação em 13/1/2021. Foto Rodrigo Henrique |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.07.2022
|
|