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Rede Ferroviária
do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975) |
PORTO
REAL DO COLÉGIO
Município de Porto Real do Colégio,
AL |
Ramal de Colégio - km 581 (1960) |
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AL-3075 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.12.1950 |
Uso atual: Instituto de Identificação (2021) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1950 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal do
Colégio, que somente tomou este nome quando atingiu a estação
de Porto Real do Colégio em 1950, foi aberto aos poucos a partir
da estação de Lourenço de Albuquerque, na linha
Recife-Maceió da Great Western. Em 1884 estava em Urupema,
em 1891 avançou até Viçosa, em 1912 em Quebrangulo.
Somente em 1933 chegou a Palmeira dos índios, para somente
14 anos depois recomeçar a sua marcha para o rio São
Francisco, onde chegou em 1950. A ponte com a cidade de Propriá
no Sergipe somente foi entregue em 1972, facilitando a passagem dos
trens, que antes passavam por barcos e balsas. Em 2000, a queda de
uma ponte e de barreiras no ramal o interromperam até 2007,
quando se começou a fazer a recuperação do ramal
pela CFN, concessionária do trecho desde 1997. Os trens de
passageiros não existem mais desde por volta de 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Porto Real do Colégio, também chamada simplesmente
de Colégio, foi inaugurada em 1950 e era o ponto final
do ramal de Palmeira dos Índios.
Ali o rio São
Francisco, sem ponte ferroviária até 1972, obrigava
a tomada de balsas (estas, a partir de 1963) e desde 1967, ferry-boats,
pelos passageiros e cargas
para continuar até Sergipe, Salvador, e o sul do País,
por via férrea. Finalmente, nesse ano, a ponte chegou e os
trens da RFFSA puderam fazer a ligação pela linha diretamente.
"Entroncamento rodoviário e ponta de trilho, Porto
Real do Colégio é um dos maiores centros urbanos do
baixo São Francisco. Cidade ribeirinha, tem como principais
atividades a pesca, a agricultura de vazante e a comercialização
de produtos que recebe de todo o município. Se grande mercado
consumidor é Propriá, cidade sergipana vizinha, à
qual se liga pela ponte sobre o São Francisco, concluída
em dezembro de 1972 na BR-101, entre Aracaju e Maceió"
(Revista Geografia Ilustrada, edição de 1975).
Com a ponte, a RFFSA transferiu seu terminal para a cidade sergipana
de Propriá; o hotel de Colégio, construído
pela ferrovia, fechou, pois os carros, com a ponte, passaram a seguir
direto para Propriá. A velha estação ferroviária
de Colégio também fechou (VEJA, 12/6/1974).
ACIMA: Inauguração da linha de Arapiraca a Colégio, com muitos anos de atraso (Diário da Manhã, PE, 14/12/1950).
ACIMA: Inauguração da linha de Arapiraca a Colégio, com muitos anos de atraso. Vejam também a divergência de datas entre esta notícia e a fotografia da balsa, logo abaixo (Diário da Manhã, PE, 13/2/1967).
ACIMA: Em 10 de março de 1967, a substituição
da antiga balsa pelo ferry-boat melhorou a travessia de Propriá,
Sergipe, para Porto Real do Colégio, Alagoas. A situação
somente se resolveria, no entanto, em 1972, com a conclusão
da ponte rodo-ferroviária, unindo as duas ferrovias (Extraído
de revista não identificada).
ACIMA: Antigo pátio de
Colégio, no final de 2012. Ao fundo, armazém da ferrovia
e atrás da estação, outro armazém. Tudo
sem trilhos desde 1972 (Foto Claudio Vitoriano Rocha).
(Fontes: Marco Giffoni; Claudio Vitoriano Rocha;
Severino Matias da Silva; VEJA, 1974; Geografia Ilustrada, 1975; Folha
de S. Paulo, 26/6/1963; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Colégio, anos 1960? Acervo Severino
Matias da Silva |
Estação de Colégio em 2010. Foto Severino
Matias da Silva |
A estação no final de 2012. Foto Claudio Vitoriano
Rocha |
A estação em 13/1/2021. Foto Rodrigo Henrique
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Atualização:
15.01.2021
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