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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1914-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LARANJEIRAS
Município de Laranjeiras, SE |
Linha Norte - km 445,768 (1960) |
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SE-2579 |
Altitude: 6 m |
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Inauguração: 22.03.1914 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação
de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887
até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para
a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo
Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1920,
às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a
linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972,
quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação
ferroviária direta com o Nordeste. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Laranjeiras foi inaugurada em 1914, no trecho aberto entre
Aracaju e Rosário do Catete. A cidade já
existia como município desde 1832.
Os trens de passageiros na linha pararam em 15 de março de
1977.
Depois da privatização da linha em 1997, Laranjeiras
passou a ser a penúltima estação da linha por
onde trafegava o trem cargueiro da FCA vindo do sul, que estaria seguindo
até a estação de Riachuelo,
onde carregava produtos químicos das fábricas
da região. A estação já estava em ruínas
em 2009.
Em 2013, os trens acabaram de vez. Quatro anos depois... "Sou
morador de Aracaju e acompanho a deterioração da ferrovia desde que
a FCA devolveu o trecho à União. Enquanto a concessionária ainda administrava
o trecho, havia manutenção frequente com "autos de linha", entre Aracaju
e a Bahia. O tráfego está interrompido desde 2013 e a linha completamente
abandonada. Em Laranjeiras a estação, localizada distante da
cidade, se encontra em avançado estado de deterioração. Os ramais
das fábricas de cimento na cidade de Laranjeiras também estão completamente
abandonados. Enfim, esse é o panorama da antiga Leste, no trecho sergipano,
em 2017 (Felippe Aracaju, 28/12/2017).
Ainda em 2017, não havia qualquer perspectiva de recuperação
para a velha estação.
ACIMA: Acidente em 18 de março de
1946, entre as estações de Laranjeiras e de Riachuelo.
O trem de passageiros dirigia-se para Capela. O trem, superlotado
de passageiros, perdeu os freios ao descer uma rampa em velocidade
excessiva. CLIQUE SOBRE A FOTO PARA TER MAIS DETALHES (Noite Ilustrada,
25/3/1946). ABAIXO: A estação e suas ruínas
em 2010 (Foto Sydney Corrêa).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1914 a 1977.
Veja aqui horários em
1964 (Guias Levi). |
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1930/1960
ACIMA: O local da estação é próxima
à sede do município, mas não está
assinalada no mapa (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. n, 1960). AO LADO: A via férrea
sofre com as chuvas que causaram a inundação
dos rios Cotinguiba e Tramandaí em 1930 (Folha
da Manhã, 12/6/1930).
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(Fontes: Fernando da Silva Rodrigues; Gutierrez
L. Coelho; Jaciara Andrade; Sydney Corrêa; Folha da Manhã,
1930; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958 |
A estação em ruínas em 2010. Foto Sydney
Corrêa |
A estação em ruínas em 2010. Foto Sydney
Corrêa |
A estação em 22/10/2011, Foto Gutierrez L. Coelho |
A ex-estação em abril de 2014. Foto Fernando da
Silva
Rodrigues |
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Atualização:
28.12.2017
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