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E.
F. Bahia ao São Francisco (1861-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
DIAS
D'ÁVILA Município
de Dias D'Ávila, BA |
Linha tronco
- km 57,249 (1960) |
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BA-2561 |
Altitude: 39 m |
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Inauguração: 10.09.1861 |
Uso atual: Ameaçando ruína (2020) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1944 |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro
(VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco,
aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada,
em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda
bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo
baiano em 1903, repassada a outros concessionários até
que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins
de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
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A ESTAÇÃO: Pelo menos desde 1928, a cidade e a estação tem o nome
atual. Antes, era Feira Velha. Embora na relação
de estações mostrada por Cyro Deocleciano em seu livro
de 1886 não conste a estação, ele cita que "o
terceiro trecho entre o rio Joanes e Feira Velha foi aberto em 10/09/1861".
Isto dá uma enorme possibilidade
de a inauguração dessa estação
ter sido nessa data (nota: o Guia Geral de 1960 mostra a data
de inauguração como sendo 1944, o que está claramente
errado, pelo simples fato de a placa no obelisco, citada abaixo, provar
isso. Essa é quase que certamente a data de abertura do prédio
atual).
Na placa de cimento no obelisco plantado na plataforma
da estação, consta: "Campo Histórico
Dias D'Ávila - O Senado Estadual sob a Presidência do
Coronel Frederico A. Roiz da Costa,sendo Governador da Bahia o Doutor
Vidal H. Baptista Soares e Secretário da Justiça o Doutor
Francisco Prisco de S. Paraíso, acolhendo o apelo do Doutor
F. Borges de Barros, Diretor do Museu do Mesmo Estado, obteve dos
altos poderes da República denominar-se Dias D'Ávila
esta estação ferroviária, plantada no campo histórico
da grande feira colonial instituída pelos intrépidos
bandeirantes da legendária Casa da Torre, cujos feitos esta
lápide rememora. 8 de setembro de 1928".
Ou seja,
homenageia os D'Ávila, família que chegou ao
Brasil em 1549 com Tomé de Souza, que veio para ser
Governador Geral, e construiram o castelo de Garcia D'Ávila,
dos quais hoje existem as ruínas, não muito longe dali.
A estação fica no centro da cidade do mesmo nome, uma
cidade que não teve a mesma sorte da vizinha Camaçari,
mas ainda consegue usufruir de parte das rendas do pólo petroquímico
vizinho, tendo algumas indústrias instaladas em seu território.
A cidade é município desde 1995, separado de Camaçari.
A estação era em 2005 utilizada pela concessionária
FCA, tendo dentro dela pelo menos um funcionário sempre de
plantão, como no domingo em que fui conhecer e fotografá-la. O prédio atual, construído num
dos estilos padrão da Leste Brasileiro para estações
de segunda classe, foi-o certamente nos anos 1940 e estava com
a sua conservação apenas razoável. A via férrea,
ao contrário das outras estações próximas,
em 2005 estava cercada junto ao pátio e mesmo mais além, pátio
este com desvios que tinham sempre algumas locomotivas e vagões
da FCA.
Em 2020 estava ameaçando cair por causa de um grande formigueiro que cresceu debaixo do prédio. Estava aparentemente sendo iniciada uma reforma.
ACIMA: Estação da Feira Velha, em
5 de outubro de 1861. Era a estação original (Foto Benjamin
Mulock. Acervo Institute of Civil Engineers, Londres, Inglaterra;
Cessão John Vignoles).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Rafael Sampaio; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Estradas
de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886) |
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A estação em 16/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 16/01/2005, com a locomotiva da FCA
junto à plataforma. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 16/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A estação em 12/11/2017. Foto Rafael Sampaio |
A estação com um formigueiro embaixo em 12/02/2019. Foto Rafael Sampaio |
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Atualização:
12.02.2020
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