|
|
V.
F. F. Leste Brasileiro (1953-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BURIZEIRO
(antiga NOSSA SENHORA DO CARMO)
Município
de Camaçari, BA |
Linha tronco
- km 43,615 (1960) |
|
BA-2564 |
|
|
Inauguração: 1953 |
Uso atual: n/d |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro
(VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco,
aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada,
em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda
bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo
baiano em 1903, repassada a outros concessionários até
que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins
de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
|
A ESTAÇÃO:
A parada de Nossa Senhora do Carmo foi aberta em 1953, segundo
o Guia Geral de 1960. A estação atendia à
fazenda do mesmo nome, localizada entre o centro de Camaçari,
a vila de Parafuso e a atual via Parafuso, que liga
o aeroporto de Salvador ao Polo Petroquímico de Camaçari.
A parada não aparecia nos guias Levi. Não localizei
a parada, que, mais tarde, teve o nome alterado para Burizeiro.
(Fontes: Coaraci Camargo, 01/2005; Guia Geral de 1960; Plano Diretor
do Centro Industrial de Aratu, 1980) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.05.2008
|
|